Tempestade subtropical “Mani” promete provocar chuvas sem trégua

Tempo não deve melhorar nem no fim de semana prolongado de Finados
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O
O "Mani" na costa, na imagem do Climatempo

O leitor atento de A VOZ DA SERRA já sabe há uma semana que outubro terminaria com muita chuva,  devido ao canal de umidade chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que desce da Amazônia em direção ao Sudeste. A novidade, agora, fica por conta da formação, além da frente fria, de uma tempestade ou ciclone subtropical, batizada de “Mani”, na costa do Sudeste.

A Marinha do Brasil identificou esse sistema, sobre o mar,  na noite deste domingo, 25.  A previsão é que a frente fria que já avançava pelo Sudeste se encontre nesta terça-feira, 27, com o “Mani”. Quando a frente fria se afastar, no entanto, outra já estará chegando, justamente no fim de semana.

Por causa da passagem dessas duas frentes frias, o Sudeste deve ficar com muitas  nuvens de chuva no fim de semana prolongado  de Finados. O sol pode até dar o ar da graça, mas será por pouco tempo.

Imagens de satélite da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) já mostravam, na madrugada de sábado , uma baixa pressão se intensificando no mar do Caribe.  Especialistas ficaram surpresos como o sistema rapidamente se formou próximo ao continente sul-americano durante a semana, contribuindo bastante com chuvas na Amazônia brasileira.

Curiosidade

Aos leitores de A VOZ DA SERRA, uma curiosidade:  “Mani” é a décima tempestade subtropical em águas oceânicas brasileiras desde o furacão “Catarina”, em março de 2004. Os nomes dados a sistemas climáticos especiais que se formam em áreas de responsabilidade da Marinha Brasileira são geralmente de inspiração indígena, em tupi-guarani. Em 2018, a lista de nomes foi ampliada para 15 nomes. A lista antiga, com dez nomes, que valeu até 2017, terminava justamente em Mani, nome de uma deusa indígena.  A nova lista, a partir de 2018 é: 

1 - Arani (tempo furioso)

2 - Bapo (chocalho)

3 - Cari (homem branco)

4 - Deni (tribo indígena)

5 - Eçaí (olho pequeno)

6 - Guará (lobo do cerrado)

7 - Iba (ruim)

8 - Jaguar (lobo)

9 - Kurumí (menino)

10 - Mani (deusa indígena)

11 - Oquira (broto de folhagem)

12 - Potira (flor)

13 - Raoni (grande guerreiro)

14 - Ubá (canoa indígena)

15 - Yakecan (o som do céu)

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima