Temperaturas devem permanecer baixas só até esta quinta

Na sexta e no sábado sistema de alta pressão deve voltar a influenciar o tempo: sol deve reaparecer entre nuvens
quarta-feira, 14 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A frente fria chegando do Sul nesta terça (Foto de leitor)
A frente fria chegando do Sul nesta terça (Foto de leitor)

Após um início de semana com muito sol e temperaturas agradáveis, a previsão do tempo se confirmou e a chegada de uma frente fria derrubou as temperaturas na noite da última terça-feira, 13, e também nesta quarta-feira, 14, em todo o estado do Rio. A chegada de uma nova frente fria propiciou ventos de até 80 km/h na capital, o que resultou em  queda de postes e árvores em diversos bairros.

Em Nova Friburgo a frente fria chegou com menos intensidade do que no Rio. O calorzinho sentido nos últimos dias deu lugar ao frio e aos ventos fortes, principalmente entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta. Segundo a Defesa Civil do município, a previsão do tempo para esta quinta-feira, 15, em Nova Friburgo é parecida com a de quarta, com expectativa de mínima de 8 graus e máxima de 15. Ainda há a possibilidade de chuvas fracas a moderadas isoladas e de mais ventanias ao longo do dia.

Na sexta-feira, 16, e no sábado, 17, o sistema de alta pressão deverá voltar a influenciar o tempo e a previsão é de redução da nebulosidade e ausência de chuva. O sol deve aparecer entre nuvens, com períodos de céu nublado. A noite será com muitas nuvens. Considerando a temperatura máxima do dia, a diferença deverá ser de apenas um grau.

Queda nas temperaturas já era prevista

A frente fria vinda do Sul do país, associada a um ciclone extratropical e acompanhada por uma massa de ar polar de forte intensidade, é a responsável pela mudança no tempo em todo o Sudeste brasileiro. As temperaturas caíram em todas as regiões e a previsão é que permaneçam baixas nos próximos dias, mas a expectativa é de sol no fim de semana. Não são esperadas chuvas fortes.

Como um prenúncio da mudança do tempo, rajadas intensas de vento assustaram muita gente em Nova Friburgo sem, no entanto, provocar danos. Não foram registradas ocorrências até a tarde desta quarta.

Agosto é o “mês dos ventos”

Em algum momento você já deve ter ouvido a expressão “Agosto é o mês dos ventos”. Mas, sabia que o principal causador disso tudo é o sol? Afinal, o aquecimento diferenciado nas várias partes do planeta gera alteração do sistema de pressão atmosférica. E essa diferença de pressão é o que origina os ventos. Sendo assim, é nesta época do ano que os ventos ficam mais intensos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade