Tecnologia irá reforçar trabalho de combate ao Aedes em Nova Friburgo

Município é o primeiro no Brasil a utilizar aplicativo
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Os agentes da secretaria de Saúde participaram de treinamento para atuar no combate à dengue utilizando a nova ferramenta (Foto: Secom/PMNF)
Os agentes da secretaria de Saúde participaram de treinamento para atuar no combate à dengue utilizando a nova ferramenta (Foto: Secom/PMNF)

A partir de agora, o combate ao Aedes aegypti em Nova Friburgo contará com um novo aliado. Apresentado na última semana pela secretaria de Saúde, o aplicativo “Combate Aedes” foi desenvolvido pela Lemobs, empresa desenvolvida no Parque Tecnológico da Coppe/UFRJ. De acordo com a prefeitura, o app pioneiro no Brasil promete facilitar o trabalho de enfrentamento ao mosquito na cidade.

Segundo o membro do Comitê de Gestão da Saúde, Gilson Saippa, além de uma ferramenta importantíssima no combate ao mosquito, a iniciativa não terá custos para o município. “Nova Friburgo será pioneiro ao incorporar esse aplicativo. É uma iniciativa gratuita para o município e vem ao encontro de uma questão que foi colocada como meta de governo, que é ter foco atento às questões de monitoramento do Aedes, em relação à dengue, zika e chikungunya”, comemorou Gilson.

Na última semana, os agentes de endemias do setor de Imunização da secretaria municipal de Saúde participaram de treinamento para atuar no combate ao mosquito Aedes aegypti utilizando a nova ferramenta. A capacitação foi realizada no auditório da Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.

“O aplicativo é muito fácil de usar. Ao fazer uma vistoria ou visualizar um foco, o agente faz um registro descrevendo as ações tomadas, por exemplo, se ele precisou usar algum tipo de inseticida ou descartar água de algum recipiente. Estas informações são registradas no sistema e enviadas para a Sala Nacional de Combate ao Aedes. Isto facilita o gestor público, porque ele identifica, através de um mapa, onde há maior incidência de focos, o que agiliza o processo de prevenção e atuação de combate ao mosquito”, explicou o representante técnico da Coppe/UFRJ, David Almeida.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, atualmente os agentes de endemias trabalham com uma planilha de papel e as informações contidas nos relatórios de cada agente são levantadas ao fim de cada semana e de cada mês. Com a adesão do aplicativo, as informações serão consolidadas de forma muito mais ágil.

“Temos feitos reuniões com a Coppe solicitando que aprimorem o sistema para que a gente possa substituir o papel e a caneta do trabalho do agente de endemia. Mas o aplicativo já é um grande auxílio, porque dá maior agilidade à vistoria, permitindo, inclusive, fotografar as situações que a gente encontra para uma nova análise ou ação que precise ser feita. O aplicativo também consolida essas informações de forma bem mais rápida, o que agiliza e moderniza o trabalho”, explicou Fabíola.

Ainda de acordo com a prefeitura, neste primeiro momento estão sendo capacitados os agentes de endemias. Posteriormente será a vez dos agentes comunitários. O aplicativo ainda deve chegar às escolas municipais de Nova Friburgo. Ainda segundo o município, o setor que trata da informação e comunicação em saúde, que é vinculado à Vigilância em Saúde, atuará com o aplicativo no processo de treinamento e educação em saúde, que já ocorre nas unidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: aplicativo | Dengue | Aedes Aegypti
Publicidade