Tatuador de Nova Friburgo ganha prêmio e vai para Europa

Rodrigo Catuaba é uma referência no país com suas tattoos realistas
terça-feira, 09 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Ele venceu o Vale Tattoo Festival, em SP, com o rosto de Ragnar Lodbrok, personagem da série Vikings (Foto: Divulgação)
Ele venceu o Vale Tattoo Festival, em SP, com o rosto de Ragnar Lodbrok, personagem da série Vikings (Foto: Divulgação)

O tatuador Rodrigo Catuaba ganhou mais um prêmio de melhor tatuagem na madrugada desta segunda-feira, 8, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O artista é especialista em realismo e surpreendeu os jurados do Vale Tattoo Festival pela perfeição nos detalhes do rosto de Ragnar Lodbrok, personagem da série Vikings. Ele desbancou 250 tatuadores de todo o país.

“É sempre bom voltar para casa com um prêmio na mala e poder levar o nome de Nova Friburgo para mais e mais gente. Fiquei feliz com o resultado, já que usei uma técnica de textura pouco utilizada ainda no Brasil. Eu estudei cada detalhe anteriormente para fazer o melhor possível. Deu certo!”, contou o tatuador.

Esse foi o 57º prêmio do artista: 54 nacionais e três internacionais — o que o torna uma referência nacional. Catuaba é friburguense, tem 33 anos e mantém um estúdio, o Catuaba Tattoo, junto com Diego Belmiro, no bairro Olaria. Ele nunca fez curso de desenho ou de tatuagem. É autodidata e costuma ser convidado com frequência para ser jurado em diversas convenções de tatuagens pelo Brasil afora.

No dia 13 de junho, o artista vai passar um mês trabalhando no Unlimited Bodyart, um dos maiores estúdios de tatuagem de Munique, na Alemanha. É a primeira vez que um profissional de Nova Friburgo recebe um convite como esse. Em dezembro, ele também deve participar de uma convenção em Portugal para mostrar seu trabalho.  

“Será um mês de uma experiência muito rica, com uma cultura totalmente diferente e com uma língua considerada por muitos como difícil. Estou fazendo curso de alemão para chegar lá ainda mais preparado e poder fazer o meu trabalho da melhor forma possível. Além disso, quero também absorver o que eu puder aprender na Europa para trazer para Nova Friburgo”, disse.

O sucesso tem lotado a agenda de Catuaba em Nova Friburgo. O tempo de espera para ter um “rabisco” feito por ele pode demorar três meses. O artista também ficou ainda mais conhecido pelo trabalho voluntário que faz com mulheres que tiveram câncer de mama. Gratuitamente, ele faz desenhos de reparos em cicatrizes ou até mesmo a reconstrução estética de mamilos.

“Essas mulheres passaram e passam por muitas dificuldades todos os dias. Nós homens, nunca vamos saber a dor real do que é isso, mas temos a obrigação de tentar amenizar e ajudar de alguma forma. A maneira que encontrei foi doando o meu trabalho para ajudá-las a resgatar a autoestima. Sou um dos voluntários da ONG Amma [Associação da Mulher Mastectomizada] e ver essas mulheres sorrindo novamente compensa qualquer coisa”, complementou Rodrigo.

Conheça mais o trabalho do tatuador em instagram.com/rodrigocatuaba e também em facebook.com/catuabatattoo.

Foto da galeria
Catuaba com seu 57º prêmio de melhor tatuagem (Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: tatuagem | Personalidades friburguenses
Publicidade