Sinal de alerta

quarta-feira, 21 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

REPORTAGEM publicada na edição de ontem de A VOZ DA SERRA mostrou o problema diário do trânsito no distrito de Conselheiro Paulino. Muitos carros, pouca sinalização e pedestres imprudentes transtornam o cotidiano do mais populoso distrito de Nova Friburgo, que já enfrenta uma série de dificuldades devido ao movimento constante da RJ-116 na ligação até o centro da cidade.

NÃO BASTASSE o tumulto com o trânsito na praça central, como demonstrado na reportagem, é inegável o crescimento industrial, residencial e comercial do distrito que concentra a maior fatia do Produto Interno Bruto do município. No distrito estão instaladas empresas que empregam milhares de trabalhadores, gerando renda para a população. Lá também vivem e estudam milhares de friburguenses.

PORÉM, inúmeros problemas ainda caracterizam as dificuldades estruturais para adequar o distrito à sua verdadeira importância econômica e social. Obras de infraestrutura, saúde, educação, meio ambiente, urbanismo, segurança, trabalho, lazer e moradia são alguns deles, mas existem outros cujo olhar político não enxerga, ou costuma não enxergar, e que invariavelmente são os grandes problemas da população.

HÁ ANOS os políticos não têm dado a devida atenção a Conselheiro Paulino, que cresceu desordenadamente. Agora mesmo, a construção de mais de 2 mil residências no distrito, para os desabrigados da tragédia de 2011, causa um enorme impacto no cenário urbano. Afinal, são mais novos 10 mil habitantes a viver, trabalhar, estudar e consumir no distrito.

O CRESCIMENTO e o progresso econômico de Nova Friburgo não estão somente nas mãos dos governos federal, estadual ou municipal. Políticas públicas de incentivo à produção certamente passam pelos gabinetes, porém, fazem parte de um todo, capitaneado pela iniciativa privada, que irá comprovar o sucesso ou o fracasso da nossa trajetória. Mas, acima de tudo, cabe ao governo oferecer as adequadas condições para esse desenvolvimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade