Sete categorias aderem à greve geral em Nova Friburgo

Tabalhadores de todo o país paralisam atividades contra as reformas da previdência e trabalhista
quarta-feira, 26 de abril de 2017
por Karine Knust
Um cartaz em uma agência bancária do centro de Nova Friburgo informa sobre a greve de sexta-feira (Foto: Henrique Pinheiro)
Um cartaz em uma agência bancária do centro de Nova Friburgo informa sobre a greve de sexta-feira (Foto: Henrique Pinheiro)

O dia 28 de abril promete ser marcante para a história do Brasil. Nos últimos meses, diversas mobilizações têm surgido pelo país em protesto às reformas trabalhista e da Previdência Social propostas pelo governo Michel Temer (PMDB). A alegação é que as propostas de mudança representam um retrocesso em direitos fundamentais conquistados ao longo dos anos. Devido a isso, diversas centrais sindicais do Brasil programaram, para esta sexta-feira, uma greve geral que deve parar muitos serviços essenciais, como os transportes de massa, em todos os estados.Em Nova Friburgo está programado um ato público às 16h na Praça Dermeval Barbosa Moreira.  

Até a tarde desta quarta-feira, 26, ao menos sete sindicatos que representam trabalhadores de Nova Friburgo e região confirmaram que vão aderir ao movimento. Segundo as associações, o objetivo é unir diferentes categorias profissionais para dar força a mobilização e enfatizar a insatisfação de todos em relação às medidas.

“Estamos vivendo um momento crucial, que envolve direitos históricos dos trabalhadores. Por isso, a mobilização se mostra tão forte”, afirma o professor e membro da direção colegiada do Sindicato dos Professores de Nova Friburgo e Região (Sinpro), João Francisco do Canto.

No centro da cidade, diversos avisos foram afixados na entrada de agências bancárias para alertar os clientes que as unidades não vão abrir durante a sexta-feira. “Greve Geral contra as reformas da previdência e trabalhista que retiram direitos de todos os trabalhadores, mas mantém o lucro e privilégio de poucos”, afirma trecho de comunicado.

No Rio de Janeiro, motoristas, cobradores e fiscais de transporte público, bancários, professores e servidores do Poder Judiciário também decidiram paralisar os serviços. A previsão é de que mais categorias se juntem ao movimento até a sexta-feira.

Confira a lista de sindicatos que já confirmaram adesão à greve

- Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo;
- Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo e Região - representa  trabalhadores de padarias, fábricas de bebidas, doces, café, entre outros;
- Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo;
- Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica Mecânicas Materiais Elétricos de Nova Friburgo;
- Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e Região;
- Sindicato dos Professores de Nova Friburgo e Região;
- Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação - Nova Friburgo - Sepe;
- Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário - Sindjustiça;
- Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Greve | manifestação
Publicidade