Sete alunos de Friburgo vencem etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

Eles foram contemplados com medalhas nas ocupações de Eletricidade Predial, Costureiro Industrial do Vestuário, Modelista e Mecânica de Usinagem
sexta-feira, 26 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Alunas de Costura Industrial com seus prêmios (Divulgação)
Alunas de Costura Industrial com seus prêmios (Divulgação)

Sete estudantes de Nova Friburgo venceram a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento. A competição, que se encerrou na semana passada, classificou 45 alunos como os melhores do estado do Rio. Neste cenário, os alunos da Região Centro-Norte Fluminense se destacaram nas ocupações de Eletricidade Predial, Costureiro Industrial do Vestuário, Modelista e Mecânica de Usinagem. 

Para chegar ao estadual, os estudantes passaram pelas fases escolar e regional. Foram 280 competidores em 15 ocupações profissionais de todas as 27 unidades da Firjan SENAI.  Agora, os melhores avaliados dessa etapa passarão por um processo de desenvolvimento e ampliação das competências profissionais e podem vir a representar a Firjan/Senai na Seletiva WorldSkills (nacional), que permite aos competidores chegarem ao WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo.

Para Maria Eduarda Ornellas, aluna da Firjan/Senai Espaço da Moda que foi ouro na ocupação de Modelista, ser aluno olímpico agrega ao currículo e competir reproduz a dinâmica comum do mercado de trabalho, onde você é exposto a expectativas e precisa de coragem para se superar. “Essa conquista marca uma nova etapa da minha carreira e a partir de agora é só aprender mais e mais. A vitória é resultado de muito esforço, mas também do ensino que me foi passado pelos professores da escola, que são ótimos profissionais, além do apoio da família e de amigos”, conta a jovem. 

Durante o evento, Léo Rodrigues, ex-aluno de joalheria da Firjan/Senai e campeão da WorldSkills em 2016, alertou os competidores de que o caminho é árduo, mas a recompensa vale a pena. “Depois de muitas renúncias e tempo me dedicando à Olimpíada, hoje sou empresário e consultor internacional. Vocês conseguem entender o orgulho que sinto ao ser respeitado e chamado para compartilhar minha experiência entre as maiores joalherias do mundo? Isso só foi possível com todo esse apoio que a Firjan SENAI nos dá”, contou.

Por sua vez, Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan/Senai/Sesi, orientou os alunos a se dedicarem ao máximo a essa oportunidade: “O processo de educação deve ser contínuo durante toda a vida. No mundo ágil de hoje, ficar sem se atualizar pode lhes tornar obsoleto em três anos”.

Como é a competição

A competição é composta de quatro etapas: escolar, regional, estadual e a seletiva para a WorldSkills (antiga fase nacional). Em cada uma delas, os alunos realizaram provas nas quais precisaram mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para superar desafios em sua área de formação, dentro de prazos e padrões de qualidade e produtividade requeridos pelo mercado de trabalho.

As 15 ocupações profissionais que integram esta edição estão alinhadas com a demanda do mercado industrial do estado do Rio e com o histórico da formação profissional da Firjan SENAI nos últimos anos. São elas: Comunicação visual, Costureiro industrial do vestuário, Modelista, Construção em alvenaria, Eletricidade predial, Eletricidade industrial, Construção em estruturas metálicas, Mecânica de usinagem, Mecânica de manutenção, Soldagem ER, Soldagem MAG, Logística, Caldeiraria, Instrumentação e Panificação. Para participar, o estudante não pode ter mais de 21 anos em 2021.

Além disso, a Olimpíada do Conhecimento é mais um importante instrumento de avaliação das ações educativas da Firjan SENAI. “Aperfeiçoamos os processos envolvidos na formação profissional, relacionados aos planos de cursos, infraestrutura, capacitação de instrutores, situações de aprendizagem e sistemática de avaliação, objetivando garantir uma formação em nível de excelência”, explica Edson Melo, gerente de Educação Profissional da federação.

Em agosto, acontece a WorldSkills 2019, na Rússia, com os alunos que começaram a competir a seletiva em 2017. Desde então, eles vêm se preparando para a competição mundial. Compõem o time Brasil dois alunos da Firjan/Senai, um em Soldagem e outro em Joalheria.

Conheça os alunos premiados da região:

  • Modelista

1º Lugar: Maria Eduarda Ornellas, Firjan SENAI Espaço da Moda

2º Lugar: Cristine Santos Souza, Firjan SENAI Espaço da Moda

3º Lugar: Gabriel Pinto de Souza, Firjan SENAI Espaço da Moda

  • Costureiro Industrial do Vestuário

2º Lugar: Karen Viana Vieira, Firjan SENAI Espaço da Moda

3º Lugar: Nicole Schuab Ramos, Firjan SENAI Espaço da Moda

  • Eletricidade Predial

3º Lugar: João Pedro Valadão de Albuquerque, Firjan SENAI Nova Friburgo

  • Mecânica de Usinagem

2º Lugar: João Victor Constantino, Firjan SENAI Nova Friburgo

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade