Sessão solene na Câmara celebra os 100 anos do Cefet

Evento na quarta reunirá representantes da instituição do Rio de Janeiro e autoridades locais
segunda-feira, 14 de agosto de 2017
por Dayane Emrich
Sessão solene na Câmara celebra os 100 anos do Cefet

Em razão do aniversário de 100 anos do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), celebrado no último dia 11 de agosto, a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo realizará uma sessão solene. O evento acontecerá às 18h desta quarta-feira, 16, e contará com a presença do diretor geral do Cefet RJ, prof. Dr. Carlos Henrique Figueiredo Alves; do vice diretor geral, prof. Dr. Maurício Saldanha Motta; da diretora do campus Friburgo, prof. Dra. Bianca Tempone Felga de Moraes; além de autoridades locais, como o presidente da Câmara Alexandre Cruz e o vereador Pierre Moraes.

Para a diretora Bianca, este é um momento de muita alegria. “Essa sessão solene é o reconhecimento de uma instituição que há 100 anos vem trabalhando em função da educação, buscando qualidade de ensino e trabalhando em prol da sociedade”, disse ela, destacando que, embora seja dedicado ao instituto e seus diferentes campus, a sessão tem como objetivo exaltar também o trabalho que vem sendo realizado na sede da entidade em Nova Friburgo.

À frente da instituição desde a sua fundação em Friburgo, em 2008, Bianca conta: “Ser diretora é um orgulho e uma grande honra. Digo isso porque o Cefet é uma entidade que se preocupa com as demandas da sociedade. Temos participado ativamente de ações sociais e nos comprometido com o município que acolheu tão bem a instituição. O intuito é ajudar a promover o crescimento e o desenvolvimento da cidade e da região como um todo”, disse.

O Campus Nova Friburgo fica situado na Avenida Governador Roberto Silveira, no Prado, e possui atualmente uma equipe de 60 docentes entre mestres e doutores, 40 técnicos administrativos educacionais e 800 alunos. A instituição, que comemorará nove anos em dezembro, oferece cursos de técnico de informática, integrado ao ensino médio, cursos de graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo, Licenciatura em Física, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Bacharelado em Sistemas de Informação, Pós Graduações Lato Sensu em Turismo Sustentável e Modelagem Matemática Educacional, cursos de extensão, laboratórios de pesquisa, Centro de Idiomas (Celi), diretórios e centros acadêmicos, Empresa Junior, Enactus, Atlética, entre outros.

Sobre a instituição

Criado em 1917 pela prefeitura do Distrito Federal, na época no Rio de Janeiro, o Cefet recebeu o primeiro nome de Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Brás. Seu objetivo era formar professores, mestres e contramestres para o ensino profissional. Em 1919, no entanto, passou à jurisdição do governo federal, se transformou em uma escola de ensino profissional de todos os ramos e graus e, em 1937, ganhou a atual nomenclatura.

Hoje a instituição conta com um campus-sede (Maracanã), e sete campi descentralizados – Nova Iguaçu, Maria da Graça, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí, Valença e Angra dos Reis. Sua atuação educacional inclui a oferta regular de cursos de ensino médio e de educação profissional técnica de nível médio, cursos de graduação (superiores de tecnologia e de bacharelado), cursos de mestrado e de doutorado, além de atividades de pesquisa e de extensão, estas incluindo cursos de pós-graduação lato sensu, entre outros.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação | escola
Publicidade