Senai festeja 70 anos de atividade em Nova Friburgo

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Senai festeja 70 anos de atividade em Nova Friburgo
Senai festeja 70 anos de atividade em Nova Friburgo

Henrique Amorim

Uma solenidade em seu auditório na manhã de ontem, 18, marcou as comemorações dos 70 anos da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Nova Friburgo. A gerente do Senai, Kátia Polo, recepcionou a presidente da representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no Centro-Norte fluminense, a empresária do ramo de confecção de moda íntima, Nelci Layola, e ainda alguns empresários friburguenses parceiros do Senai, entre eles, Sebastião Thurler, da indústria Thurlerflex, que compuseram a mesa oficial do evento. 

Na oportunidade, Kátia Polo destacou a participação do Senai ao longo das últimas sete décadas no desenvolvimento industrial do município e região com a formação de mão de obra qualificada. Atualmente, por exemplo, o Senai treina 1.800 adolescentes e jovens para o mercado de trabalho com diversos cursos em três turnos diários capacitando-os nos setores de metal-mecânica, metalurgia, informática, eletricidade e automação industrial, costura e modelagem, além dos novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizados também no Senai com jovens do ensino médio de escolas públicas. Ela destacou ainda o reconhecimento adquirido pelo Senai entre as indústrias locais que oferecem o primeiro emprego a muitos alunos. 

Alguns deles costumam voltar à unidade para incentivar os jovens a se capacitarem atendendo as constantes exigências do mercado. É o caso do ex-aluno do curso de eletricidade José Casimiro, homenageado especial da solenidade. Ele foi aluno do Senai Friburgo há 35 anos atrás e com o aprendizado obtido foi logo contratado pela Fábrica Filó, onde permaneceu por cinco anos. Hoje Casimiro está novamente no Senai, agora como funcionário. "Nunca desistam. O estudo e a capacitação é tudo”, disse ele a uma plateia de jovens alunos. 

Nelci Layola também reconheceu a importância do Senai para o desenvolvimento industrial de Nova Friburgo. Afinal, o Senai nacional foi criado em 1942, um ano antes de a unidade friburguense ser inaugurada. A profissionalização de mão de obra muito colaborou para a retomada do crescimento industrial. Um vídeo institucional enfatizou o lema do sistema Firjan — Forma, Informa, Transforma —, que investe na formação profissional levando conhecimento aos jovens futuros industriários. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade