Semáforos são instalados em trevo de acesso à Mury-Lumiar

Trecho já foi palco de muitos acidentes. Demora na sinalização tem dividido opiniões
sexta-feira, 15 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
São cinco semáforos responsáveis por controlar o tráfego de veículos no trecho, dois deles instalados nos dois sentidos da RJ-116 e os outros três nas entradas e saída da RJ-142 (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
São cinco semáforos responsáveis por controlar o tráfego de veículos no trecho, dois deles instalados nos dois sentidos da RJ-116 e os outros três nas entradas e saída da RJ-142 (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Transitar pela RJ-116, na altura de Mury, no trevo de acesso à RJ-142, a estrada Serramar, está mais seguro. O trecho, que sempre foi local de acidentes, ganhou sinalização semafórica recentemente. No local, foram instalados cinco semáforos, dois deles na RJ-116 e os outros três no acesso e saída da RJ-142.

“Esses semáforos melhoraram a situação de quem passa por Mury. Os acidentes eram constantes”, afirmou o topógrafo Armando Luiz Gazzaneo. “No último fim de semana, saí de Galdinópolis por volta de 16h, e só cheguei em Mury às 17h45. O engarrafamento foi grande. Mas, ainda assim, acho que o semáforo é muito válido. Talvez, para minimizar esse problema, o tempo do sinal aberto poderia ser um pouco maior. Mas, o que são dois minutos de espera perto da possibilidade de se envolver em um grave acidente? Nada. Inclusive, ainda acho que poderiam fazer o mesmo no trecho do quilômetro 72, próximo ao Mury Shopping. Não há calçada naquela área, só um pequeno acostamento muito perigoso”, acrescentou o aposentado Edevir Francisquine.

Em visita ao local na última quinta-feira, 14, a equipe de AVOZ DA SERRA cronometrou o tempo em que o semáforo instalado na via de acesso a Lumiar permanece aberto e fechado para motoristas. O sinal fica vermelho por cerca de três minutos e verde por 20 segundos. A demora para a sinalização permitir a passagem dos veículos tem dividido opiniões. 

“Três minutos parecem pouco, mas para quem dirige é uma eternidade”, disse o motorista José Silva. “É melhor aguardar do que correr riscos. É mais seguro”, afirmou o motorista Célio Eller. A nova sinalização, contudo, ainda não é respeitada por alguns. Durante o tempo que nossa equipe esteve no local, em menos de cinco minutos foi possível observar ao menos quatro carros cometendo imprudências, como o avanço do sinal vermelho.

De acordo com a concessionária Rota 116, responsável pela via, a instalação de semáforos no trevo teve como base reivindicações de moradores e usuários da rodovia e a dinâmica foi definida em acordo com a prefeitura. Ainda segundo a Rota 116, os tempos dos semáforos são calculados a partir da demanda de fluxo. “A abertura para o acesso à RJ-142 se dá em três fases. Por consequência, há o fechamento do fluxo na RJ-116 e também para quem vem de Lumiar visando acessar a RJ-116. Em seguida, é feita a abertura do tráfego da RJ-116. Após é fechado o fluxo da RJ-116 novamente e também para os motoristas que desejam acessar a RJ-142. Isso para que motoristas que vêm de Lumiar possam ter acesso à RJ-116. O fluxo é novamente liberado para o tráfego de veículos na RJ-116 e o procedimento retorna novamente ao ponto inicial. Não há interrupção por quase três minutos”, disse a concessionária em nota. 

Já sobre o trecho que corresponde ao quilômetro 72, a empresa informou que não há estudos para a instalação de semáforos. A justificativa apresentada é que o limite de velocidade na via é de 40 quilômetros por hora.

Situação diferente na Ponte da Saudade

Enquanto o trevo de Mury ganhou reforço na sinalização, os motoristas que passam pela Ponte da Saudade ainda reclamam da falta de segurança no trevo que liga o local ao acesso ao bairro Varginha e adjacências. Situado entre duas curvas, o trecho também já foi cenário de diversos acidentes.

“Já presenciamos várias batidas aqui. É muito perigoso. Talvez, um semáforo ajudaria bastante”, disse a vendedora de uma loja próxima, Silvia Macedo. Em nota, a Rota 116 afirmou que “naquele trecho já existem placas de sinalização vertical e reforço na sinalização horizontal, medidas tomadas junto com o DER visando reforçar a atenção de motoristas que circulam pelo local”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade