Sem parte de grade de proteção, pedestres se arriscam ao atravessar cruzamento

Com falta de parte de divisória, pedestres se expõem a riscos na travessia
sexta-feira, 21 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Com a abertura na grade, o risco de acidentes e atropelamentos aumentou. Esquina no centro da cidade é bastante movimentada (Foto: Henrique Pinheiro)
Com a abertura na grade, o risco de acidentes e atropelamentos aumentou. Esquina no centro da cidade é bastante movimentada (Foto: Henrique Pinheiro)

Há pelo menos uma semana parte das grades de proteção instaladas na calçada do cruzamento da Avenida Galdino do Valle com a ponte da Rua Francisco Miéle, na altura do Clube de Xadrez, no Suspiro, foram retiradas. Desde então, diversos pedestres aproveitando o espaço aberto na divisória para atravessar fora da faixa, localizada a poucos metros dali. Pelo local, inclusive, costumam passar diariamente muitos idosos que frequentam as atividades do Centro de Convivência que funciona bem próximo à perigosa esquina.

A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA esteve no local nos últimos dias e flagrou pessoas se arriscando ao atravessar. Enquanto algumas passavam fora da faixa, outras caminhavam por fora da grade de ferro, junto à faixa de rolamento da pista.  “Não estava vindo carro na hora, eu olhei”, disse uma mulher ao ser abordada, preferindo, é claro, não se identificar. Outro rapaz, que também utilizou a passagem na grade para “fugir” da faixa argumentou: “Tem que dar uma volta danada nessa proteção simplesmente para chegar ao outro lado”, exclamou ele, na tentativa de se justificar.

Vale lembrar que o local costuma ser palco de inúmeras colisões e atropelamentos, além de ser considerado um dos cruzamentos mais complexos do Centro, já que os veículos transitam em três direções (avenida, ponte e aqueles que saem da Rua Zélia Santos Côrtes, em frente à Praça do Suspiro). Além disso, o mau hábito de desrespeitar as leis de trânsito, pode gerar graves consequências e pôr em risco a vida de outros. 

É o que apontam os dados estatísticos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o órgão, mais de 11 mil pedestres são vítimas de acidentes de trânsito todos os anos e, entre os mais vulneráveis estão as crianças e os idosos, devido à menor percepção de perigo, mobilidade e agilidade. 

Por causa disso, é importante destacar que, assim como os motoristas, os pedestres também devem obedecer a uma série de normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Um dos exemplos é a multa de R$ 26,60 para quem atravessa fora da faixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito | Mobilidade
Publicidade