Segunda fase do Cidade Inteligente ainda não foi concluída

Câmeras que monitoram Nova Friburgo foram inauguradas em 2015
terça-feira, 21 de março de 2017
por Alerrandre Barros
Câmera do Cidade Inteligente passou por manutenção no Centro (Foto: Alerrandre Barros)
Câmera do Cidade Inteligente passou por manutenção no Centro (Foto: Alerrandre Barros)

O número de câmeras do Cidade Inteligente, que monitora vias movimentadas de Nova Friburgo, ainda não chegou aos 50, conforme previa o projeto inicial. Inaugurado em agosto de 2015, ainda no governo Rogério Cabral, o programa conta hoje com 32 câmeras de alta precisão — 16 fixas e 16 do tipo speed dome (com rotatividade de 360°) instaladas em diversos pontos num eixo que vai da praça do distrito de Conselheiro Paulino ao bairro Cônego, passando pelo Centro até a Ponte da Saudade.

“Está em processo a instalação de novas câmeras na cidade, mas, para isso, ainda estamos tentando fechar convênios para ampliar a área de monitoramento”, disse nesta terça-feira, 21, o subsecretário de Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, Bruno Lannes.

O monitoramento da cidade acontece no Centro Administrativo César Guinle (antigo prédio da Oi), no Centro. Em dezenas de monitores, funcionários treinados das secretarias de Ciência e Tecnologia e Mobilidade Urbana (Smomu) acompanham, 24 horas por dia, sete dias por semana, a movimentação de pedestres e veículos nas áreas de alcance das câmeras. Nesta terça-feira, agentes da Smomu fizeram a manutenção de uma câmera na ponte que liga a Rua Francisco Miéle à Avenida Galdino do Valle Filho e à Praça do Suspiro.

A Polícia Militar também atua na Central com um agente, que repassa informações para guarnições que patrulham as vias. No mês passado, dois jovens de 22 e 30 anos foram detidos depois que o agente que atua na central do Cidade Inteligente observou pelas câmeras atitude suspeita da dupla na Praça Getúlio Vargas. Eles foram revistados e com um deles, o agente encontrou um cigarro de maconha; com o outro, três embalagens plásticas que continham a erva prensada.

Além da segurança, as câmeras também são usadas para monitorar o vai e vem de motoristas e motociclistas no trânsito. Desde outubro de 2015, a equipe da central vem anotando e multando os infratores, que, em sua maioria, estacionam em fila dupla (infração grave, perde cinco pontos e multa de R$ 195,23). Quando as ocorrências acontecem perto dos guardas de trânsito, eles são acionados e, inicialmente, advertem os condutores. Caso a advertência não surta efeito, é aplicada a multa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cidade inteligente
Publicidade