Secretário estadual de Cultura diz apoiar Friburgo com “ideias e equipe”

Com crise no estado e cortes no orçamento da pasta, André Lazaroni veio à cidade para participar de um fórum sobre o setor
quarta-feira, 21 de junho de 2017
por Alerrandre Barros
O secretário estadual de Cultura, André Lazaroni (Foto: Divulgação PMNF)
O secretário estadual de Cultura, André Lazaroni (Foto: Divulgação PMNF)

O secretário estadual de Cultura, André Lazaroni, esteve em Nova Friburgo nesta terça-feira, 20, para participar da abertura de um fórum sobre o setor e disse que com a falta de recursos no estado de devido à crise pretende apoiar “com ideias e equipe” a cidade, que no próximo ano, completará 200 anos.

“Nova Friburgo é uma cidade que tem uma importância cultural muito grande dentro do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, nesse encontro com o prefeito Renato Bravo, discutimos onde e como a Secretaria estadual de Cultura pode auxiliar o município. É um momento de crise no estado, não temos muitos recursos, mas temos ideias e equipe para ajudar a dar o suporte necessário”, disse.

O orçamento da Secretaria de Cultura caiu de R$ 82,1 milhões para R$ 70,2 milhões, entre 2016 e 2017. Ou seja, o setor cultural do estado não passou imune pela crise que jogou o Rio de Janeiro em um abismo financeiro. Salários de servidores vêm sendo pagos a conta-gotas. Bibliotecas, museus, patrimônios históricos e teatros foram atingidos pela situação financeira fluminense.

Lazaroni participou do I Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos – Prévia Serrana II, que aconteceu no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, no Suspiro, onde foram discutidos planos para os segmentos de artes cênicas (dança, teatro e circo), música, audiovisual, patrimônio e museus. Outros representantes do setor também participaram do evento.

“Este é o momento de Nova Friburgo mostrar seu potencial. A organização de debates culturais sediada pelo município representa um marco para o movimento cultural local, que pode atrair não somente parcerias efetivas como também outros investimentos”, disse o secretário municipal de Cultura, Marcos Marins.

Depois do fórum, o secretário estadual Lazaroni se encontrou com o prefeito Renato Bravo, na sede do governo, onde conheceu ideias e projetos relacionados à cultura que necessitam de apoio e incentivo do estado para sair do papel. A Prefeitura de Nova Friburgo, porém, não detalhou quais são esses planos para a cultura do município.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos | cultura
Publicidade