Secretário de Meio Ambiente de Macuco participa de XV Encob

segunda-feira, 28 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

 

 

O secretário de Meio Ambiente de Macuco participou do XV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) em Porto Alegre, do dia 14 ao dia 18 de outubro. O tema foi "Comitês de Bacias: ponte para cooperação pelas águas” e o encontro contou com ampla programação, incluindo palestras, painéis e apresentações de casos sobre o gerenciamento dos recursos hídricos.

 

 

Organizado pelos fóruns estadual e nacional de bacias, Rede Brasileira de Organismos de Bacia (Rebob) e o governo do estado do Rio Grande do Sul, o Encob é o principal evento do setor no país na área de gestão hídrica, reunindo 120 comitês de bacias brasileiras e cerca de 1,5 mil pessoas.

 

 

Segundo o secretário de Macuco, na ocasião, o coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Mário Dantas, convocou os comitês de todo o país para aprimorarem suas atividades. E como um dos representantes da região, Edwand Junior analisou o encontro e sua participação como muito proveitosa.

 

 

"Os debates durante o encontro foram relacionados à gestão dos resíduos levando em conta todos os problemas para a boa gestão dos recursos naturais, especialmente a água. E nesse contexto os comitês têm a responsabilidade de montar seus planos, lembrando que é dever dos três poderes de zelar por este bem comum e claro de todo cidadão também”, informou.

 

 

Os planos de bacias hidrográficas são iniciativas para um planejamento capaz de regular o uso das águas de uma região, regrando os usos, tais como abastecimento público, agricultura, indústria. São fundamentais para reduzir os impactos de secas ou de inundações, traçam diretrizes que permitem melhorar o saneamento básico das cidades no entorno das bacias e, também, estabelecer metas e medidas que possam melhorar a qualidade dos recursos hídricos. 

 

 

Suas etapas são: diagnóstico da situação atual; elaboração de cenários futuros com as intervenções previstas e de enquadramento e elaboração de um programa de ações para se atingir os objetivos estabelecidos para a Bacia. Na região a bacia hidrográfica Rio dois Rios (Macuco, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidélis) realiza reuniões periódicas e está em fase de elaboração do programa de ações.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade