São Geraldo ganha área de lazer com proposta ecológica

Eco Parque tem academia, brinquedos de madeira, bancos e mesas
segunda-feira, 11 de junho de 2018
por Dayane Emrich (dayane@avozdaserra.com.br)
Foto de capa
Os bancos de madeira (reprodução da web)

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 11, uma nova área de lazer no bairro São Geraldo. O espaço, com academia para a terceira idade, parquinho, bancos e mesas feitos com reaproveitamento de madeira, fica na Rua Doutor Feliciano Benedito da Costa e será chamado de Eco Parque, devido a sua proposta voltada para a conscientização e sustentabilidade.

Parte do projeto Meu Bairro Sustentável (MBS + 200), realizado pela prefeitura, a iniciativa beneficiará cerca de 25 mil moradores. “São Geraldo é o terceiro local mais populoso de Nova Friburgo, depois de Olaria e Conselheiro Paulino. Apesar disso, a comunidade nunca teve uma área de lazer. Através da articulação do programa Meu Bairro + 200, a prefeitura criou um espaço que servirá como ponto de encontro para a comunidade e referência em sustentabilidade e qualidade de vida”, afirmou a idealizadora do projeto e gestora ambiental, Renata de Rivera.

De acordo com ela, o Eco Parque possui também um container da Cruz Vermelha, que integra o projeto Comunidade Resiliente, horta comunitária em construção, pomar comunitário, entre outras ações que ainda estão sendo implantadas, como  a compostagem dos resíduos orgânicos. “Tudo isso dentro da realidade atual, sem gastar valores exorbitantes. Ou seja, um exemplo a ser seguido e replicado, não apenas em outros bairros de Nova Friburgo, mas em todo o país”, disse ela.

Durante o evento, que contou com a participação da primeira dama e coordenadora geral do Comitê 200 anos, Cristina Bravo, e de professores e alunos de escolas estaduais e municipais, houve plantio de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. Ainda segundo a prefeitura, o espaço conta com lixeiras para estimular a coleta seletiva e ficará aberto para atividades ao ar livre, como piqueniques, por exemplo.

Entre os bairros que já receberam o projeto está Nova Suíça. Além de oficinas de coleta seletiva e compostagem, os moradores da localidade ganharam mudas e aprenderam a fazer sua própria composteira. Para se tornar parceiro ou obter mais informações sobre o projeto Meu Bairro Sustentável entre em contato pelo telefone (22) 999383408, pelo e-mail meubairrosustentavel@outlook.com ou através da página facebook.com/meubairrosustentavel.

LEIA MAIS

Árvores foram removidas para construção de açude e abertura de estrada particular

Artefatos plásticos que iriam para o lixo serão reutilizados em projeto que produz mudas de árvores para reflorestamento

Seis meses após fechamento da unidade regional do Ibama, municípios vizinhos a Friburgo entram no alcance do programa Olho no Verde

Publicidade