Santo Antônio ganha celebrações em Friburgo

Ele é conhecido como o santo casamenteiro e reúne milhares de devotos
terça-feira, 11 de junho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Flores em frente à capela de Santo Antônio, no Suspiro (Arquivo AVS)
Flores em frente à capela de Santo Antônio, no Suspiro (Arquivo AVS)

O tradicional período de festividades em louvor a Santo Antônio já começou, embora o dia dedicado a ele seja a próxima quinta-feira, 13. Em Friburgo, haverá celebração na capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro (foto) e na Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino.

A programação na capela Santo Antônio, na Praça do Suspiro, contará com missas nesta terça-feira, 11, e quarta, 12, às 18h. Na quinta-feira, 13, as missas serão celebradas às 8h, 10h, 12h e 15h, com meditação do santo terço às 18h, seguida de procissão luminosa pelos arredores da capela e missa solene às 19h. A tradicional bênção dos pãezinhos de Santo Antônio que, de acordo com a tradição dos fiéis, garante fartura de alimentos se colocado em potes com cereais ou graõs,  será feita após todas as missas.

Já na igreja dedicada ao santo casamenteiro no Prado, a festa irá até o próximso domingo, 16. Nesta terça, 11, haverá missa celebradas pelo padre Antônio Leão Ferreira com reflexão do tema “Santo Antônio e as famílias” às 19h e quarta, 12, missa também às 19h, com meditação do “Santo Antônio e a Eucaristia”.

Na quinta-feira, 13, dia do santo, haverá missas às 8h e às 19h. Na sexta-feira, 14, a missa será celebrada às 19h com a chegada da imagem peregrina do Sagrado Coração de Jesus. No sábado, 15, também será celebrada missa às 19h, seguida de festejos externos. Domingo, 16, a programação contará com missas 8h, 15h (louvor e cura) e 19h. Após todas as missas, haverá distribuição dos tradicionais pãezinhos, além de shows e quadrilha nos dias 13, 15 e 16.

O santo casamenteiro

Apesar de não abordar o casamento em seus sermões, o frade franciscano ficou conhecido como casamenteiro. Isso porque Santo Antônio ajudava moças humildes a conseguir seus dotes e enxovais para o casamento, logo a fama foi criada e se tornou uma tradição. O santo reúne milhares de fiéis em vários lugares do mundo. Considerado padroeiro de diversas classes como: animais, idosos, grávidas, marinheiros, pescadores, pobres e oprimidos, seu nome é ligado ao casamento. Coincidentemente o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado um dia antes do Dia de Santo Antônio.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento
Publicidade