SANTA MARIA MADALENA - Flim 2011: cidade de Madalena está pronta para festa literária

quarta-feira, 24 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O município Santa Maria Madalena está pronto para participar e receber os visitantes nos próximos dias 26, 27 e 28, quando acontece a segunda Festa Literária de Madalena—a Flim 2011. Desde a primeira edição, em 2010, o evento anima habitantes e turistas durante todo um fim semana, com atividades de leitura, teatro, pintura, artesanato e música, sempre em torno do ofício de escrever romances, poemas, peças e contos.

A programação prevê mais de 40 atrações nas ruas, praças e prédios do centro histórico da cidade serrana. A autora e diretora Maria Clara Machado (1921-2001), criadora de clássicos do teatro infantil brasileiro, como “Pluft, o Fantasminha” e “A Bruxinha que era Boa”, foi escolhida como homenageada especial.

“Ressaltar a importância do saber é o motivo básico da festa, que combina, em cada atração, cultura e lazer. A delicada arquitetura exibida pelas casas dos tempos dos barões do café e a exuberância das matas que cercam a cidade são um atrativo a mais para quem queira aproveitar a oportunidade de combinar turismo cultural e ecoturismo”, disse Nelson Saraiva, da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo ele, escritores, músicos e artistas plásticos de outras cidades vão se apresentar na festa. Para ser incluída na programação oficial, a pessoa tem que inscrever seu trabalho com antecedência, e a programação já está fechada. Mas quem ficou de fora tem a oportunidade de mostrar sua face criativa na Flim Off, um conjunto de atrações paralelas que prometem animar ainda mais a festa.

A abertura da Flim 2011 será no dia 26, às 19h, com o Coral de Madalena interpretando as canções preferidas de Maria Clara Machado. No sábado à noite a escritora Eurídice Pessoa comandará um encontro de poetas em que atualizará para o século XXI uma antiga tradição madalenense—o sarau. Ainda na mesma noite, no Clube Montanhês, o diretor carioca Wal Schneider apresentará peça que combina a obra de Maria Clara com a de outros autores.

Exposições, leitura de textos, dramatizações, oficinas, recital de piano, troca e distribuição de livros estão previstos para os dias 27 e 28, em diferentes horários. A programação oficial completa e notícias da Flim podem ser encontradas no blog http://flim-festaliterariademadalena.blogspot.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Literatura
Publicidade