Saiba como reduzir seu rastro de sujeira ambiental

Iniciativas individuais no descarte do lixo contribuem para um planeta mais limpo
segunda-feira, 12 de junho de 2017
por Dayane Emrich
Cestos de coleta seletiva do projeto Meu Bairro Sustentável (Foto: Divulgação)
Cestos de coleta seletiva do projeto Meu Bairro Sustentável (Foto: Divulgação)

 

Cada cidadão gera, em média, 387 quilos de lixo por ano no Brasil. Apesar disso, a maior parte desses resíduos não é descartada de forma correta. De acordo com dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 30 milhões de toneladas/ano, ou 42% do total coletado, é encaminhado para lixões e aterros controlados e apenas 3% vão para a reciclagem. Somente no estado do Rio de Janeiro, em 2015, foram 22.213 toneladas de resíduos por dia - cerca de 1,3 quilo por habitante. Destes, 68,6% foram para aterros sanitários; 21, 4% para aterros controlados e 10% para lixões.

O problema, um dos assuntos mais falados no Dia Mundial do Meio Ambiente -- celebrado na última segunda-feira, 5 -- junta-se a outras questões e traz à tona o debate sobre a importância da preservação dos ecossistemas e a promoção de atitudes sustentáveis. Sabe-se que, muito além das políticas públicas que visem a conscientização - tanto as que vêm dos poderes públicos estabelecidos quanto as oriundas das instituições que trabalham especificamente com assuntos correlatos ao meio ambiente - é preciso que o cidadão se envolva, se comprometa e se empenhe. O dever é da sociedade - toda a sociedade.

Como se envolver, a nível local, na resolução de um problema que é do planeta inteiro? Além do descarte correto do lixo, do uso consciente da água e da energia, como cada pessoa pode contribuir com a preservação do meio ambiente? Algumas medidas simples, como as destacadas abaixo, podem fazer toda a diferença.

O descarte do lixo

A maioria das cidades brasileiras não possui o serviço de coleta seletiva, que é o recolhimento de resíduos que possam ser reutilizados através da reciclagem, quais sejam, papel, plástico, metal e vidro, previamente acondicionados pelo morador, separados do lixo comum. Em Nova Friburgo, a EBMA realiza esse serviço e possui 20 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), além de 37 ecopontos instalados em locais estratégicos (para saber mais, ligue 2529-3000).

Todo material da coleta é destinado à Cooperativa de Catadores da cidade. De forma organizada, a cooperativa utiliza uma usina de reciclagem onde são realizados os processos de coleta, enfardo e venda, gerenciando seus negócios e gerando renda para a população do município.

Lixo orgânico

Em relação ao lixo orgânico, a saída ideal é a compostagem, um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). A técnica pode ser realizada em casa  ou em cooperativas de compostagem.

Óleo de cozinha

Jogar o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto é uma atitude muito comum em bares, restaurante, hotéis e residências. Além de prejudicar o solo, esta ação traz danos a água, ao ar, aos animais e ao homem. O que pouca gente sabe é que é possível reciclar este material e, com ele, gerar diversos produtos, como resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

É simples: basta esperar o óleo esfriar depois após o uso e despejar em um recipiente bem fechado, como uma garrafa Pet, por exemplo. Em Nova Friburgo, o projeto Meu Bairro Sustentável (MBS), uma iniciativa privada com apoio da prefeitura, se disponibiliza a coletar o material (saiba mais sobre o Meu Bairro Sustentável abaixo).

Reaproveitamento da água

Além de reduzir o tempo de banho e escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada, outras dicas que tornam o consumo de água mais sustentável incluem: não lavar quintais, apenas varrer; usar a máquina de lavar roupas com a carga máxima e evitar o excesso de sabão, o que aumenta o número de enxágues; e aproveitar a água da chuva para regar plantas e o jardim.

Consumo de energia

Além de ajudar o planeta, consumir energia elétrica de forma consciente pode gerar uma enorme economia para o bolso. Alguns hábitos bem simples e fáceis de serem adotados são, por exemplo, substituir lâmpadas incandescentes por LED e aproveitar a luz solar, evitando acionar luzes em ambientes que poderiam ser naturalmente iluminados. Manter carregadores e aparelhos domésticos stand by fora das tomadas; evitar dormir com a TV ligada; desligar todas as luzes ao sair de casa ou ao deixar um ambiente também podem fazer toda a diferença.

 

Conheça o projeto Meu Bairro Sustentável

Criado pela gestora ambiental Renata de Rivera em maio de 2016, o projeto Meu Bairro Sustentável (MBS + 200) é uma iniciativa sem fins lucrativos, que pretende envolver toda a comunidade na busca por uma cidade melhor. Associada à ONG Fundação Natureza e apoiada pela Prefeitura de Nova Friburgo, a ação pretende, através do marketing social de empresas envolvidas com a causa ambiental, formar parcerias e arrecadar verba para a promoção de atividade sociais e ações sustentáveis pela cidade.

De acordo com Renata, o principal objetivo do projeto é o envolvimento dos empresários locais. “Fazemos a conscientização dos clientes; incentivamos a compra de produtos e serviços somente de empresas que atuam em causas sociais e ambientais, ou seja, que não almejam apenas lucros, mas demonstram preocupação com a comunidade a sua volta e com o meio ambiente”, explica ela.

Ainda segundo Renata,  o projeto possui quatro linhas de trabalho: marketing social; educação ambiental, (através de palestras, oficinas, cartilhas e criação de ecoespaços); qualidade de vida (criação de hortas, compostagem, hortos, feiras e ecoparques); e reciclagem (coleta seletiva de resíduos sólidos e óleo de cozinha). “Estavamos na fase de captação e, agora, daremos início à parte prática, que inclui a criação de hortas, compostagem e coleta seletiva. São as parcerias com empresas privadas, através dos convênios, que nos possibilitam implementar tais ações; além, é claro, do voluntariado”, disse.

Renata explica que o primeiro bairro a receber o projeto será São Geraldo. “É um local muito populoso e que não possui bancos, mercados, praças ou outras áreas de lazer. Para qualquer necessidade a população tem que se deslocar até o centro”.

Ao todo, 60 voluntários atuam no MBS e 13 empresas locais são patrocinadoras do programa. Desde que foi criado, há um ano, o projeto já realizou diversas palestras e oficinas. Neste período foram arrecadados 1000 toneladas de resíduos, 800 litros de óleo de cozinha e plantadas 1000 mudas, através das sementes de frutas que alunos da rede municipal levaram para a escola.

“Nosso objetivo é, ao final de 12 meses: arrecadar 40 toneladas de resíduos/mês, 1000 litros de óleo vegetal usado/mês; cadastrar famílias, produzir sabão em pasta e em barra, gerando trabalho e renda para essas famílias e ainda beneficiando o meio ambiente; além de diminuir o custo no tratamento das Estações de Tratamento Esgoto (ETEs) devido à significativa diminuição de óleo destinado de forma incorreta nos esgotos”, explica Renata.

Para se tornar um voluntário, parceiro do projeto Meu Bairro Sustentável ou obter mais informações sobre a iniciativa, basta ligar pelo telefone (22) 99938-3408, ou entrar em contato pelo e-mail meubairrosustentavel@outlook.com/ ou pelo endereço faceboook.com/meubairrosustentavel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade