Saiba como preparar pratos tradicionais da ceia de Natal

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Saiba como preparar pratos tradicionais da ceia de Natal

A ceia de Natal é considerada um dos momentos mais saborosos nos festejos de fim ano. Ainda que cada família tenha sua própria tradição de receitas para a data, as refeições natalinas são compostas em geral por pratos típicos da época, como bacalhoada, rabanada e peru assado. Os aromas que envolvem as mesas no dia 25 de dezembro promovem a união e a celebração.

Os alimentos que hoje fazem parte da ceia brasileira têm diversas origens. O peru assado, por exemplo, é uma herança dos índios da América do Norte, foi levada para o velho continente e em pouco tempo substituiu o cisne, o ganso e o pavão como ave oficial da ceia natalina.

A rabanada, feita com pães, leite e ovos, foi criada para recuperar mulheres após o parto. Natural da península ibérica, o doce foi caindo no gosto do povo, aos poucos, sendo que no começo do século 20 se tornou um alimento comum nas tabernas de Madri, na Espanha.

De origem milenar, o bacalhau, que já faz parte da tradição brasileira, chegou junto com as caravelas portuguesas. A técnica de conservação permitiu que o alimento pudesse ser consumido nas longas viagens pelos oceanos. O consumo do peixe foi impulsionado com a abertura dos portos, promovida por D. João VI.

Confira algumas receitas com os ingredientes:

Peru de Natal 

Ingredientes: 1 peru limpo; 3 xícaras de chá de vinho branco; 1/2 xícara de chá de vinagre; 5 dentes de alho; 2 cebolas grandes picadas; 1 cenoura picada; 4 folhas de louro; 6 cebolinhas-verdes; 1 ramo de manjericão; 10 talos de salsa lisa; sal e pimenta do reino a gosto. Recheio: moela e fígado do peru; 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina; 1 cebola grande picadinha; 4 tomates sem pele picadinhos; 200 g de presunto picado; 1 quilo de farinha de mandioca; 4 colheres de sopa de salsa picada; 2 ovos cozidos e picados; 24 azeitonas grandes em rodelas, sem caroço.

Modo de fazer: Tire a embalagem com miúdos, em seguida lave bem a ave em água corrente, coloque as asas para trás. Misture o vinho branco, o vinagre, o sal e o dente de alho amassado dentro de uma vasilha, junte as cebolas picadas, a cenoura picada, folhas de louro, talo de salsa, a cebolinha-verde, o manjericão e a pimenta-do-reino. Reserve. Com um garfo fure o peito e as coxas. Despeje a marinada espalhando com um pincel. Coloque um pouco do molho no interior do peru e deixe marinando de um dia para o outro. Cozinhe moela, o fígado e o coração até que fiquem macios. Corte em pedacinhos e refogue com cebola picada e os tomates, e quando começar a dourar junte o presunto picado, as azeitonas e a farinha de mandioca, mexendo até obter uma farofa úmida. Retire do fogo, acrescente sal, a salsa picadinha e pedaços dos ovos cozidos. Misture e reserve. Retire o peru do molho, coloque-o em uma forma funda e grande, em seguida coloque o recheio dentro do peru, aperte bem a abertura e costure a pele com linha grossa, cruze as “perninhas” e amarre com uma linha com um nó bem forte. A seguir limpe o peru por fora  deixando-o bem sequinho. Passe com um pincel manteiga no peru todo, jogue azeite ou óleo no fundo da forma. Cubra com uma folha de papel-alumínio, despeje todo aquele molho que estava na vasilha em volta do peru na assadeira. Levar ao forno pré-aquecido deixe assando em fogo alto. Regue-o de vez em quando com o molho da assadeira, levantando o papel alumínio. Quando a carne estiver macia, retire o papel alumínio e deixe dourar.

Bacalhau com natas

Ingredientes: 3 lombos de bacalhau dessalgados; 750 ml de leite; 1 fio de azeite de oliva; 200 g de cebola picada; 1 colher de sopa de alho picado; 500 g de batata sem casca em cubos pequenos frita (200g depois de frita); 200 ml de nata (ou 500 ml de creme de leite fresco); sal, pimenta do reino e salsinha picadinha a gosto; parmesão ralado para polvilhar.

Modo de fazer: Frite as batatas em cubos no azeite e reserve. Cozinhe o bacalhau no leite por 10 minutos e reserve. Desfie a carne do bacalhau em lascas, retirando pele e espinhas e reserve. Aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Junte o bacalhau desfiado, a batata frita, a nata e o leite reservado e cozinhe por uns 15 minutos ou até obter um creme. Ajuste o sal, tempere com pimenta-do-reino e salsinha a gosto e transfira para um refratário. Polvilhe parmesão a gosto e leve ao forno médio preaquecido (200°C) por 15 minutos ou até gratinar. Dica: se for usar creme de leite fresco, leve-o ao fogo baixo por uns 15 minutos ou até engrossar e utilize em seguida.

Rabanada

Ingredientes: 3 pães franceses amanhecidos; 2 xícaras de chá de leite; ½ lata de leite condensado; 3 ovos; ½ xícara de chá de óleo para fritar; ½ xícara de chá de açúcar para polvilhar; canela em pó a gosto para polvilhar. 

Modo de fazer: Corte os pães em fatias médias e reserve. Numa tigela, coloque o leite e o leite condensado e misture com uma colher e reserve. Em outra tigela, bata os ovos com um garfo até ficar uma mistura homogênea. Leve uma frigideira com óleo ao fogo para aquecer. Na tigela com o leite, coloque algumas fatias de pão e deixe de molho por um minuto. Transfira para uma peneira e escorra o excesso do leite. Passe as fatias pelos ovos batidos e coloque imediatamente na frigideira. Deixe cada lado dourar por dois  minutos. Retire as rabanadas com uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel-toalha. Se o óleo ficar muito sujo, passe-o por uma peneira forrada com papel-toalha. Num prato fundo, misture o açúcar e a canela. Polvilhe as fatias com a mistura. Sirva a seguir.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal | Gastronomia
Publicidade