Sábado é dia de mutirão para aumentar os estoques do Hemocentro

Doações têm sido insuficientes para atender a grande demanda
sexta-feira, 20 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Sábado é dia de mutirão para aumentar os estoques do Hemocentro

O Hemocentro de Nova Friburgo, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, terá um plantão especial de atendimento neste sábado, 21, das 8h às 12h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a intenção é tentar normalizar o estoque de sangue na unidade, que vem fazendo apelos constantes por mais doações. Responsável por abastecer outros 16 municípios da região, o hemocentro tem capacidade para receber 30 pessoas por dia, mas tem coletado, em média, apenas seis bolsas de sangue.

Para participar da campanha é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar com boas condições de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Vale lembrar que não é necessário estar em jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem o procedimento e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O procedimento de doação de sangue é simples, rápido e seguro. Todo material utilizado na coleta é esterilizado e descartável, não havendo risco de contrair qualquer doença. A coleta dura cerca de 15 minutos e o doador recebe um lanche após a doação. O organismo repõe em alguns dias o sangue doado. Mais informações pelo telefone (22) 2523-9000.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade