Sábado de faxina para limpar lama e lixo carregados pelo temporal

Várias ruas alagaram com a chuvarada da tarde de sexta. Água chegou a invadir parte do térreo da Maternidade
sábado, 26 de janeiro de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
O conserto de um afundamento na pista da Rua Monte Líbano (Fotos: Paula Valviesse)
O conserto de um afundamento na pista da Rua Monte Líbano (Fotos: Paula Valviesse)

A Defesa Civil de Nova Friburgo registrou uma média de chuva de 27,94 milímetros entre as 9h desta sexta-feira, 25, e as 9h de hoje. Segundo o órgão, o bairro onde mais choveu foi Vila Nova, com precipitação de 67,39 milímetros. E o tempo segue instável na cidade, com previsão de pancadas isoladas de chuva durante a tarde e à noite, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No Centro, várias ruas ficaram alagadas. A intensidade da chuva colocou o município em estágio de atenção. E o Rio Bengalas encheu rapidamente, sendo inclusive emitidos alertas de transbordamento pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela Cruz Vermelha de Nova Friburgo.

Segundo a prefeitura, os alagamentos foram causados devido ao forte volume de água em um curto espaço de tempo.  Sobre a situação das galerias dos locais mais afetados e possíveis problemas de escoamento, a prefeitura afirmou que realiza de forma periódica e regular os trabalhos de limpeza e manutenção, com o objetivo de evitar alagamentos. “Por essa ação, pouco tempo após o ocorrido, a água já tinha escoado”, informou.

Durante o temporal foram registradas seis ocorrências pela Defesa Civil, incluindo o alagamento parcial do piso térreo do Hospital Maternidade Dr. Mario Dutra, no Centro. Neste sábado, o local já havia passado por limpeza e estava operando normalmente.

Pela manhã, muitos moradores aproveitaram para lavar as calçadas e retirar a lama e lixo acumulados pela correnteza. Funcionários da concessionária Águas de Nova Friburgo também estavam realizando reparos. Na Rua Monte Líbano, também no Centro, onde foi registrado um afundamento da pista, eles chegaram a interditar parte da via para executar o conserto.

Também foram registrados pela Defesa Civil uma queda de muro, no Catarcione; alagamento em residência no Cordoeira; um pequeno deslizamento, sem interdição ou vítimas, na Rua Santo Inácio, no Centro; e danos em uma construção na Travessa Antonio Fernando de Moraes, no Centro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Chuva
Publicidade