Route MTB reúne centenas e insere ciclismo no Agosto Suíço

Atletas pedalaram 68 quilômetros, com 2.182 metros de altimetria acumulada, em cenário desafiador
terça-feira, 28 de agosto de 2018
por Vinicius Gastin
A largada abarrotada de ciclistas
A largada abarrotada de ciclistas

Agosto está em sua última semana. E o mês, dedicado aos colonos suíços em Nova Friburgo, foi marcado pela inserção do esporte dentro das comemorações no município. O Route MTB foi sucesso em mais uma edição, reunindo 170 atletas no último dia 19, consagrando ciclistas experientes e levando também alguns friburguenses ao pódio.

Ao todo, os atletas pedalaram 68 quilômetros, com 2.182 metros de altimetria acumulada. Um trajeto duro e muito desgastante, que exigiu técnica e resistência física dos competidores. “A beleza do trajeto foi elogiada por todos e passa pelos municípios de Nova Friburgo e Sumidouro, tendo como um de seus trechos mais bonitos, a região da Cascata Conde D'eu e três Túneis, um deles, inclusive, aproveitando a estrutura da formação rochosa, sendo considerado o ponto alto da prova”, destaca Orlando Miele, idealizador e organizador do evento.

Os primeiros a completarem o percurso e os grandes campeões da prova foram Leandro Dominick (Lagos Race) e Roberto Pessoa (Lagos Race) de Macaé. Nova Friburgo também teve destaque com o terceiro lugar geral de Damiano Militão (Montanha Cup Squadra/DBC) e Isaías Teixeira (Montanha Cup Squadra/Elite Bike Show), campeões em 2016 da prova, e vencedores de outras provas importantes, à exemplo do tradicional Montanha Cup. Na categoria over 40, os campeões foram os atletas João Carlos Folly (Montanha Cup Squadra) e Rodrigo da Silva Teixeira (Montanha Cup Squadra/Pedaleiros), também de Nova Friburgo.

Na categoria over 50, os vencedores foram Ricardo Macedo (Cadinho Bikes/Academia Bpm training) e Carlos Salvini (Cadinho Bikes/ Bpm training), ambos de Petrópolis. Já na categoria dupla mista, quem levou a melhor foi o casal Josilene dos Santos (Lagos Race) e Anderson Tavares Nunes (Lagos Race)

O Route MTB integrou o calendário do Agosto Suíço, e teve a largada e a premiação em frente à Casa Suiça, na Queijaria Escola, localizada na RJ 130, na altura do km 18 em Conquista. Coordenado pela Montanha Sports, foi promovido em parceira com as prefeituras de Nova Friburgo e Sumidouro. A prova foi criada para relembrar e celebrar os pioneiros da modalidade no município. Além das categorias que concorreram às premiações, houve também a opção do DTUR Turismo, onde qualquer formação foi permitida, com idade livre. Os bikers que dela participaram puderam passear pelo percurso da corrida, mas sem a pressão da competição. A distância foi menor, e não houve pódio, mas todos foram premiados com medalhas de finisher.      

A criação do evento faz parte de uma série de ações para fortalecer ainda mais o ciclismo na cidade. A refundação do Bicyclete Club Friburguense, criada em 9 de abril de 1899 por Eduardo Salusse, também é um dos projetos coordenados por Orlando Miele. A Route MTB Fribourg traz como inspiração os colonizadores suíços e pode se tornar espelho para incentivar o uso das bicicletas.

De acordo com registros, o veículo chegou a Nova Friburgo no final do século 19. Na tradição de ruas e praças, era considerado elemento de modernidade. Com a chegada dos veranistas a Nova Friburgo, geralmente aos finais de ano, já se começava a projetar eventos na cidade. As corridas de bicicleta eram consideradas como um grande momento do verão friburguense. A então Praça 15 de Novembro (atual Getúlio Vargas) era transformada no velódromo friburguense.

LEIA MAIS

Para comemorar, pedalada Route MTB larga às 10h na Queijaria Suíça, em Conquista

Cerca de 150 atletas vão pedalar de Cachoeiras de Macacu até Theodoro. Estrada não será fechada

A prova acontece neste domingo, 8, com largada, chegada e premiação no distrito de Lumiar.

Publicidade
TAGS: ciclismo