Rio das Ostras sedia o maior festival gratuito de jazz e blues da América Latina

Durante feriadão de Corpus Christi, artistas nacionais e internacionais se revezarão em 4 palcos na cidade, num total de 34 shows
segunda-feira, 17 de junho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O  Rio das Ostras Jazz & Blues Festival (Reprodução da web)
O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival (Reprodução da web)

Neste feriadão de Corpus Christi, de quinta-feira, 20, até domingo, 23, Rio das Ostras vai sediar a 16ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, o maior festival de jazz e blues gratuito da América Latina, que em 15 anos já reuniu mais de 550 artistas de todo o mundo. Para a edição 2019, nomes como Dianne Reeves, Romero Lubambo, Roy Rogers, Serginho Trombone e Bixiga 70 integram um elenco responsável por 34 shows, trazendo o melhor do jazz e blues nacional e internacional em quatro diferentes palcos espalhados pela cidade: Praça São Pedro, Lagoa de Iriry, Praia de Tartaruga e Costazul. Programação completa: www.riodasostrasjazzeblues.com.

Quem abre o festival são os músicos do The Mo’Zar Jazz Band, das Ilhas Maurício, às 11h15, no Palco São Pedro. O repertório é composto principalmente pelo Sega Jazz, uma fusão de sega, a música tradicional de Maurício, com o jazz. Às 14h15 é a hora de Flávio Guimarães e Blues Groovers tocarem com a participação especial de Fernando Magalhães (ex-Barão Vermelho). Serginho Trombone se apresenta às 17h no Palco Tartaruga. A partir das 20h, a praia de Costazul será palco para o Macahiba Jazz, Chico Chagas Acordeon Trio, Big James & The Simi Brothers (USA), e Vox Sambou (Haiti).

Parte integrante da programação do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, a Casa do Jazz, em Costazul, abrigará shows de novas bandas que estão se destacando no estado do Rio, com apresentações nos intervalos dos shows principais, além de uma homenagem póstuma ao músico Arthur Maia.

O evento contará com duas praças de alimentação com 18 restaurantes da cidade (na área do palco principal) e área para comercialização de artesanato local com 15 stands de ONGs ligadas a comunidades de Rio das Ostras, como a Saúde da Criança, que busca apoiar e reestruturar famílias de bebês com lábio leporino e fenda palatina. O festival traz ainda o Clube do Vinil, espaço onde os aficionados e colecionadores das famosas “bolachas” poderão trocar ideias, comprar e trocar seus discos.

Sobre o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é um festival anual, que acontece há 15 anos na cidade de Rio das Ostras/RJ, atraindo um público de aproximadamente 80 a 100 mil pessoas por edição durante os quatro dias de sua realização. Tem como essência a mistura de estilos e tendências musicais, formando um painel do que há de mais importante no cenário do blues, jazz e da música instrumental no Brasil e no exterior.

Desde a sua criação, em 2003, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival realizou mais de 550 shows, 100 palestras e workshops para cerca de 1 milhão de espectadores, estimulando o interesse pela música de alta qualidade e criando oportunidades para o público conferir de perto alguns dos maiores nomes da música instrumental internacional e nacional.

Movido por um sonho, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é hoje o espaço musical mais democrático do país, sendo considerado o maior e mais importante festival do segmento na América Latina e o décimo maior do mundo no segmento jazz e blues pelas revistas especializadas, além de ser destaque na mídia internacional, citado pela revista americana DOWNBEAT (a mais importante revista do segmento do mundo, considerada a “Bíblia do Jazz”) como um dos melhores festivais do planeta, se destacando pela qualidade musical, gratuidade, organização e capacidade em atrair um grande público.

O Rio das Ostras Jazz & Blues é realizado pela Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, Secretaria de Turismo, com produção da Azul Produções. 

LEIA MAIS

Bruno Gissoni e Yanna Lavigne rodam o país com a filha de 2 anos; viagem deve durar quatro meses

Até dia 28, intensa programação movimenta Friburgo com muita música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual e literatura

Expresso Santiago, Vivianne Lisboa e Cuca Livre são algumas das atrações do 1º dia do evento, que trará Beto Guedes a Lumiar

Publicidade