Reunião define se ônibus intermunicipais voltam a parar em pontos no Centro

Encontro ocorre nesta sexta-feira no gabinete do prefeito Renato Bravo
quinta-feira, 30 de março de 2017
por Alerrandre Barros
Reunião define se ônibus intermunicipais voltam a parar em pontos no Centro

Os ônibus e vans intermunicipais podem voltar a parar em cinco pontos com recuo no centro de Nova Friburgo. O assunto volta a ser discutido pelo prefeito Renato Bravo, o deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol), representantes do Departamento de Transporte Rodoviários (Detro) e das empresas de transporte na manhã desta sexta-feira, 31, às 10h, na prefeitura.      

Os pontos ficam em frente ao Hospital Raul Sertã; no Centro Médico, no Suspiro; em frente à Mimica Automóveis, no Paissandu; no ponto da antiga Miele; e também em frente à Universidade Cândido Mendes. “O embarque e desembarque nesses pontos no Centro é fundamental para diversos estudantes e trabalhadores. Estamos esperançosos e acreditamos que vamos conseguir finalizar essa nossa batalha”, disse Wanderson, autor da proposta.

Os ônibus e vans não param nesses pontos desde 2015, quando o governo Rogério Cabral implantou a medida para reduzir a quantidade de veículos nas vias do centro da cidade. A proposta agradou motoristas, mas desagradou usuários do transporte público, principalmente quem trabalha e estuda em Nova Friburgo e mora em outras cidades. Houve manifestações no município contra a medida e o assunto foi pauta de uma audiência pública na Alerj.

Em meio à pressão e a queda na popularidade, o ex-prefeito voltou a autorizar o embarque e desembarque em alguns pontos no Centro, mas, mesmo assim muitos usuários continuaram insatisfeitos. Hoje, os ônibus que vêm de cidades da Região Centro-Norte param na rodoviária norte, em Duas Pedras, e também no ponto atrás do Clube de Xadrez, no Suspiro. Já as vans param próximo à Cândido Mendes.

Os coletivos que fazem as linhas Nova Friburgo x Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo x Macaé (via Rio das Ostras) também saem do terminal norte e param no ponto ao lado da Igreja Luterana, no Paissandu. Já as vans que vêm de Cachoeiras param em um ponto na Avenida Itália, atrás do Centro Administrativo César Guinle (antigo prédio da Oi).

Wanderson levou a proposta dos pontos com recuo para Renato Bravo assim que o novo prefeito assumiu o governo. Uma reunião selou um acordo e estudos foram feitos por técnicos, que se reuniram na última semana para discutir melhorias e levar soluções para a reunião que ocorre nesta sexta-feira, 31.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Onibus Intermunicipais
Publicidade