Receita libera consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2016

Fisco também abre consulta a lotes residuais
terça-feira, 07 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Receita libera consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2016

A partir desta quarta-feira, 8, os contribuintes que tem imposto de renda a ser restituído poderão saber se serão contemplados com um dinheirinho extra no primeiro lote de restituição do I.R. De acordo com o fisco, são 1,61 milhão de pessoas que devem receber as restituições até o próximo dia 15 totalizando cerca de R$ 2,65 bilhões. Exceto para os idosos, cerca de 1,49 milhão, e deficientes físicos ou mentais ou com moléstia grave, aproximadamente 113 mil, que têm prioridade no recebimento, as restituições serão pagas pela ordem de entrega da declaração, sem erros ou omissões, do IR.

Todo ano, a Receita Federal libera sete lotes do imposto, entre junho e dezembro. De acordo com o calendário da pasta, os dias dos pagamentos são: 15 de junho, 15 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 17 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro. Os valores das restituições do Imposto de Renda são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia, atualmente 14,25% ao ano. Este ano, até o último dia 30 de abril, o fisco recebeu quase 28 milhões de declarações de Imposto de Renda.

Na ferramenta online, liberada pela Receita Federal, também é possível verificar lotes residuais, destinados a quem caiu na malha fina em declarações de anos anteriores. As consultas podem ser feitas através do site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Quem usa smartphones ou tablets também pode conferir as informações através de um aplicativo, além de consultar declarações do IRPF e situação cadastral do CPF. 

Mais de 700 mil pegos na malha fina

De acordo com dados da Receita Federal, até o fim de abril, 716 mil declarações foram retidas na malha fina do Imposto de Renda devido a inconsistências nas informações prestadas. Ainda segundo a pasta, nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo de incidência, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

O contribuinte que quiser saber se faz parte deste número, deve acessar o extrato do Imposto de Renda no site da Receita em um link chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Já para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Ciente das informações inconsistentes encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora ao fisco. Caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do IR assim que os dados forem corrigidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Imposto de Renda
Publicidade