Raul Sertã e UPA já estão fazendo exames para diagnosticar hepatite C

400 Kits para exame da doença foram doados na última quinta pelo Rotary Clube
sábado, 05 de agosto de 2017
por Guilherme Alt
Marcia Carestiato, presidente do Rotary de Friburgo, com alguns dos kits doados à UPA e ao Raul Sertã
Marcia Carestiato, presidente do Rotary de Friburgo, com alguns dos kits doados à UPA e ao Raul Sertã

O Hospital Municipal Raul Sertã e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino já estão fazendo exames para diagnosticar Hepatite C. Isso só foi possível porque o Rotary Clube Nova Friburgo, em parceria com o Rotary Imperador, doou na última quinta-feira, 3, um total de 400 kits para exames de hepatite C, além de 250 cobertores.

A entidade há anos promove diversas ações na cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população friburguense. “O Rotary Clube abraçou a causa da Hepatite 0, junto com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH). São exames rápidos que se derem positivos a própria ABPH vai acompanhar o caso e dar assistência médica necessária ao paciente. Doamos 200 kits para a UPA de Conselheiro e outros 200 para o Hospital Raúl Sertã”, disse Márcia Carestiato, presidente do Rotary Clube.

“É importante frisar que a Hepatite C é uma doença silenciosa, os sintomas não aparecem como nos casos das outras Hepatites. A pessoa sabendo que possui o vírus, ela combate a doença desse o início, por isso o Rotary abraçou essa causa”, explicou Márcia.

Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde, celebrado neste sábado, 5, pela Secretaria municipal de Saúde, teve atividades realizadas na Unidade Básica de Saúde do distrito de Campo do Coelho. Na manhã deste sábado foi realizada uma roda de amamentação em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre simultaneamente em 120 países anualmente, entre os dias 1º e 7 de agosto.

De acordo com site da prefeitura, a programação também contou com a inauguração da sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde de Campo do Coelho, uma demanda antiga dos moradores da região. “Neste dia a equipe da Saúde estará promovendo a vacinação contra a febre amarela e também atualizando as cadernetas de vacinação das crianças”, explicou a secretária da pasta, Suzane Menezes.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: hospital | UPA | vacina
Publicidade