Raios e trovões!

No Dia Mundial da Meteorologia, a previsão é de chuva
sábado, 23 de março de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Aos profissionais que desvendam os segredos e desígnios que São Pedro nos reserva, saibam que este sábado, 23, é o Dia Mundial da Meteorologia, por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia da ONU, em 23 de março de 1950. A data foi criada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1950 e no mesmo ano, através de uma resolução da ONU, foi homologada como data mundial.

Enquanto escrevo essa homenagem, saibam também que até o final destas linhas há grande chance de chover. De acordo com o site ClimaTempo, durante o final de semana a previsão é de tempo nublado com chuvas na parte da manhã e tarde. Neste momento faz exatamente 19°C , ultrapassando em dois a máxima prevista para o dia de hoje (sexta-feira, 19). O verão acabou. Muitos comemoram, outros perguntam se não poderia rolar uma “saideira” de calor, mas o que todos querem saber é se “Vai chover amanhã?” e isso não importa o dia.

A data celebra a técnica responsável por analisar e prever as variações climáticas da Terra. A partir do recolhimento de informações sobre a umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura do ar, volume de chuva, entre outras, os meteorologistas, profissionais formados em curso de ensino superior em meteorologia, conseguem traçar uma previsão da condição do clima para determinada região.

Através do seu trabalho, esses profissionais ajudam a prevenir acidentes e prejuízos para os setores de serviços e produção, além de evitar que você passe frio ou pegue uma chuva desprevenido na rua. Não é por acaso que a previsão do tempo tem sido a seção dos telejornais e sites de notícias mais procurada pelo público atualmente.  

Ciente da importância dessa ciência, o secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, coronel João Paulo Mori, faz da meteorologia sua principal aliada para o monitoramento climático da cidade. “Podemos ter conhecimento sobre a previsão dos eventos climáticos e com isso planejarmos estratégias de prevenção a possíveis desastres, em casos de previsão de chuvas fortes. Além disso, contribui também para o planejamento da agricultura, construção civil e cotidiano da sociedade”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Previsão do tempo | Dia da Meteorologia
Publicidade