Raio de Luar homenageia aqueles que fazem o carnaval

Artistas que constroem os carros e costuram as fantasias são lembrados pelo bloco
quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018
por Alerrandre Barros
A confecção de fantasias no barracão, trabalho valorizado pelo enredo (Fotos: Henrique Pinheiro)
A confecção de fantasias no barracão, trabalho valorizado pelo enredo (Fotos: Henrique Pinheiro)

O pintor, a aderecista, o soldador, os artistas que fazem com criatividade e muitas cores o espetáculo do carnaval acontecer, são o tema do enredo que o Raio de Luar vai levar para a Avenida Alberto Braune no próximo sábado, 10.  

“Está quase tudo pronto. Há pouquíssimas fantasias para entregar. Tudo completo, não há mais vagas no desfile”, disse o presidente do bloco de enredo, Rafael Pereira Barbosa, há quatro dias da festa em Nova Friburgo.

No barracão da agremiação em Duas Pedras, na última terça-feira, 6, a equipe trabalhava nos últimos detalhes dos quatro carros que prometem surpreender o público. No ateliê apertado e com rachaduras nas paredes, componentes experimentavam as fantasias, que recebiam ajustes das costureiras.

“Há muito tempo queríamos homenagear quem transforma essas peças”, afirmou Rafael, apontando para uma escultura. “O enredo vem, então, falando de todos os palcos que serviram para a criação desses artistas, a Batalha das Flores, os carnavais de baile, as agremiações como são hoje”.

Com quase 48 anos, o bloco de enredo mais antigo da cidade pode levar este ano o 17º título com “Abram alas! Nova Friburgo está em festa! Não me leve a mal, aqui se faz carnaval!”. O azul e branco não tem carnavalesco, mas uma comissão que cuida de setores estratégicos do bloco e divide as responsabilidades.

Com cerca R$ 30 mil, pouco mais de 90% vieram da subvenção paga pelo município, a equipe do Raio de Luar, assim como a dos demais blocos e escolas de samba de Friburgo, teve que pechinchar e ser criativa para conseguir levar 13 alas e 600 componentes fantasiados à avenida.

“A gente vai para a avenida com um carnaval justinho e dentro do orçamento. No último ano, conseguimos realizar alguns eventos para arrecadar recursos, mas não foi suficiente. Temos espaço físico, mas não temos estrutura para gerar renda o ano inteiro. Friburgo tem vocação para o carnaval, mas o poder público precisa incentivar mais”, disse Rafael.

Por conta da crise, este ano, a subvenção de R$ 28.887,59 paga pela Prefeitura aos quatro blocos de enredo, não teve reajuste. Foi o mesmo valor do ano passado. De acordo com a coordenadora administrativa do Raio de Luar, Natália Silva, todo o recurso é investido, de alguma forma, em Duas Pedras.

“Nos eventos que realizamos oferecemos serviços à comunidade, cortes de cabelo, atendimento médico. Compramos quase que 90% das coisas que utilizamos no bloco, dentro de Duas Pedras, porque entendemos que é dinheiro público que deve ser revertido para a comunidade”, afirmou Natália.

Ficha ténica

Fundação: 15/10/1970

Cores: azul e branco

Símbolo: raio

Títulos: (16) 1973, 1975, 1976, 1978, 1979, 1980, 1982, 1983, 1984, 2002, 2003, 2006, 2009, 2012, 2013 e 2015

Enredo 2018: Abram alas! Nova Friburgo está em festa! Não me leva a mal, aqui se faz carnaval!

Presidente: Rafael Barbosa

Carnavalesco: Comissão de carnaval

Diretor de carnaval: José Duarte

Diretor de harmonia: Salgadinho e Diogo Fernandes

Mestre de bateria: Juan Velasco

Rainha de bateria: Paloma Lantiman

Musas: Clara, Jéssica e Danúbia

Compositores: Guto, Makelele, Delasopas, RDCJunior, Escuretto, Coréia, Marlon Caetano e Matheus Herdy

Intérpretes: Nego Roger

Carro de som: Yuri, Marlon Caetano, Wesley do Cavaco, Diguinho do Violão, Leonardo e Gabriel

Ordem do desfile: 2º

Horário do desfile: 22h30 às 22h30

Carros alegóricos: 4

Alas: 13

Número de integrantes: 600

Número de ritmistas: 60

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade