Quarteirão no Centro concentra problemas urbanos

Buraco é consertado, mas criadouro de mosquitos e risco de morte na travessia ainda preocupam moradores
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O buraco sinalizado com planta pelos moradores (Fotos de leitores)
O buraco sinalizado com planta pelos moradores (Fotos de leitores)

Um quarteirão no Centro de Nova Friburgo, formado pelas ruas Monsenhor Miranda, Cristine Ziède e Augusto Spinelli, concentra num mesmo lugar vários problemas urbanos: criadouro de mosquitos, buraco que não para de afundar e um cruzamento com alto risco de acidentes e atropelamentos. Tudo reunido em menos de cem metros.

O buraco foi consertado na manhã desta quarta-feira, 29, depois de semanas afundando, enquanto era preparada esta reportagem. Ele se abriu na Rua Monsenhor Miranda com as últimas chuvas. Uma equipe da prefeitura esteve lá e fez o reparo na galeria pluvial, tapou o buraco com areia, mas não recolocou os paralelepípedos. Como resultado, o buraco voltou a afundar. Moradores sinalizaram o perigo com uma plantinha. 

Mas outros problemas ainda preocupam.

Segundo moradores, que enviaram mensagens aos jornal, uma casa de veraneio com piscina e água jamais tratada, apelidada de "balneário de mosquito", virou um pesadelo para toda a vizinhança. A região vive cheia de mosquitos e a preocupação maior é com a dengue, transmitida pelo Aedes aegypti. A casa na Cristina Ziede foi tema de reportagem de A VOZ DA SERRA às vésperas do Natal. Segundo vizinhos, o imóvel é visitado pelos proprietários raríssimas vezes e a piscina, que vive com água esverdeada, só é limpa quando os proprietários avisam ao caseiro que virão passar o fim de semana, o que acontece, no máximo, três vezes por ano.

A última delas, segundo um vizinho que não quis se identificar temendo represálias, foi justamente nas festas de fim de ano. Passado todo o mês de janeiro, o problema voltou (veja, acima, fotos tiradas em dezembro e em janeiro). A Prefeitura de Nova Friburgo informou na época, através de nota, que enviaria uma equipe da Subsecretaria de Vigilância em Saúde ao local para verificar as denúncias. 

Questionada sobre o assunto, a  prefeitura informou que já enviou uma equipe ao local e a piscina foi limpa em 27 de dezembro. "Se persistir o problema, o responsável será intimado pela Vigilância Sanitária", afirmou em nota.. 

Um outro problema, também já noticiado pelo jornal, é o perigoso cruzamento da Rua Augusto Spinelli com a Monsenhor Miranda, que se torna ainda mais arriscado com a volta às aulas na próxima semana. Neste caso, a prefeitura já informou que a instalação de uma faixa de pedestres elevada (traffic calming) está para ser instalada ali em breve. O movimento no local, que é perto de escola, aumentou muito depois da adoção de mão dupla na Monsenhor Miranda.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: