Quarta e quinta-feira tem simulado nas áreas de risco de Friburgo

Atividade promovida pela Defesa Civil ajuda na proteção dos moradores e na preservação da vida
segunda-feira, 14 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Quarta e quinta-feira tem simulado nas áreas de risco de Friburgo

O período de maior atenção e vigilância para a equipe da Secretaria de Defesa Civil está chegando: o verão. Ainda durante a primavera é comum a ocorrência de fortes chuvas, que podem trazer riscos à população de Nova Friburgo, principalmente aos moradores de áreas de risco. Por este motivo, nas próxima quarta-feira, 16, e quinta-feira, 17, serão realizados exercícios simulados de desocupação em loteamentos e bairros do município com vistas a preparar os moradores a agirem corretamente, e sem atropelos, se for necessário desocuparem suas casas e se dirigirem aos pontos de apoio determinados pela prefeitura, caso chova forte.

Quinze localidades participarão do simulado no dia 16: Duas Pedras, Lazareto, Alto do Floresta, Baixo Floresta, Riograndina, Maringá, Rui Sanglard, Jardinlândia, Tauru, Três Irmãos, Vilage, Ouro Preto, Jardim Califórnia, Rosa Branca e Amparo. Já no dia 17, será a vez de outros 14 localidades: Catarcione, Chácara do Paraíso, Vale do Paraíso, Córrego D’Antas, Campo do Coelho, Prainha, Tingly, Cordoeira, Barroso, Alto de Olaria, Santa Bernadete, São Geraldo, Granja Spinelli e Ponte da Saudade.

Os exercícios acontecerão a partir das 16h, em ambos os dias. No dia do treinamento, as sirenes serão acionadas a partir das 16h nos locais de risco mobilizados, seguindo o mesmo modelo adotado nos anos anteriores. Neste momento, os moradores deverão se dirigir para o ponto de apoio mais próximo das suas residências. Lá, os profissionais da Defesa Civil que atuarão no exercício, farão um cadastro dos participantes.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Robson Teixeira, durante esses exercícios é muito comum perceber que boa parte dos participantes conhecem os procedimentos e os locais de apoio, caso a sirene seja acionada por conta das chuvas. “Embora a cidade não tenha registrado ocorrências com vítimas recentemente, é importante não descuidar e manter a prevenção, seguindo os procedimentos de desocupação que são demonstrados neste simulado”, observa Robson.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade