Publicação somente online de atos oficiais confunde friburguenses

“É algo que é público, mas ao mesmo tempo não é, porque fica uma coisa meio escondida. Público mesmo é se estivesse disponível na banca”, diz leitor de A VOZ DA SERRA
terça-feira, 10 de dezembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Publicação somente online de atos oficiais confunde friburguenses

Como o leitor de A VOZ DA SERRA já sabe, desde o último dia 17 de outubro a prefeitura de Nova Friburgo tem publicado diversos atos oficiais de forma restrita, apenas no Diário Oficial eletrônico, que só pode ser acessado via internet. A justificativa para isso foi economicidade aos cofres do município. No entanto, a medida não foi maciçamente divulgada pelo Executivo Municipal, o que tem confundido os friburguenses, sobretudo aqueles que têm dificuldade para acessar a internet.

Antes era mais fácil. Como o cidadão já sabia que todos os atos oficiais eram publicados no Diário Oficial nas páginas de A VOZ DA SERRA, bastava comprar a edição do dia e folhear algumas páginas para conferir as publicações. Agora, no entanto, não é preciso mais comprar o jornal, mas é necessário ter acesso à internet e saber o caminho até encontrar as publicações do Diário Oficial eletrônico, que não tem sequer um link direto na página principal do site da prefeitura. Como algumas publicações ainda são feitas no Diário Oficial em A VOZ DA SERRA, isso confunde ainda mais os cidadãos.

Todos confusos

Nesta terça-feira, 10, isso ficou ainda mais evidente. Enquanto o Diário Oficial, na página 8 de A VOZ DA SERRA, publicou apenas um aviso de publicação de ata de registro de preços para fornecimento de placas de sinalização vertical e de sinalização suspensa e duas homologações de licitação e autorizações de despesa, ambas referentes à Secretaria Municipal de Saúde, no mesmo dia o Diário Oficial eletrônico do município publicou, em 18 páginas, diversos outros atos oficiais, entre eles o que torna público o resultado do processo seletivo do Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima.

Durante toda esta terça-feira, recebemos diversas ligações e mensagens de leitores que aguardavam a publicação do referido processo seletivo nas páginas de A VOZ DA SERRA, o que não aconteceu: “Com certeza era muito mais fácil quando o Diário Oficial saía no jornal. É um pouco confuso e trabalhoso ter que procurar no site da prefeitura. Nem todo mundo sabe acessar. É algo que é público, mas ao mesmo tempo não é, porque fica uma coisa meio escondida. Público mesmo é se estivesse disponível na banca. Era mais fácil de encontrar”, disse um leitor que entrou em contato conosco com a mesma dúvida.

Convocados do concurso 2015

Na edição do último dia 6 de dezembro do Diário Oficial eletrônico do município, foi publicada, por exemplo, a portaria com o cumprimento de uma deliberação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), tornando público o ato de admissão de pessoal referente ao concurso público de 2015, realizado para provimento de 864 vagas, no que se refere aos convocados para nomeação e posse em seus respectivos cargos nos meses de fevereiro, março, junho, julho, agosto e setembro de 2019.

Foram 56 convocados para o cargo de agente administrativo, um para arquiteto, dois para assistente social, quatro para auxiliar de creche, um para bibliotecário, um para costureira, sete para cuidador, um para engenheiro ambiental, sete para engenheiro civil, um para engenheiro florestal, um para geógrafo, um para geólogo, um para inspetor de alunos dois para mecânico, um para merendeira, nove para motorista de veículo, seis para operador de máquina rolo compressor / mini carregadeira / retroescavadeira, um para pedagogo, oito para pedreiro, 12 para professor, três para professor de ciências, um para professor de educação física, quatro para professor de geografia, três para professor de história, dois para professor de matemática, cinco para técnico em informática e quatro para técnico de inspeção veicular.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade