Projeto para alavancar cervejarias artesanais ganha subsídio do Sebrae

Programa vai custear 70% das ações voltadas para inovação tecnológica e aprimoramento da bebida
sábado, 26 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Projeto para alavancar cervejarias artesanais ganha subsídio do Sebrae

O projeto que promete ser um divisor de águas para as empresas do ramo de cervejas especiais, as conhecidas bebidas artesanais, parece estar mais perto de se concretizar. Isso porque o Sebrae/RJ, em Nova Friburgo, anunciou que vai subsidiar 70% do custo do programa. A decisão foi tomada com o objetivo de viabilizar a implementação de ações voltadas para a inovação tecnológica, aprimoramento da qualidade e padronização da bebida, além de alavancar os resultados das empresas do setor.

O subsídio tem origem no programa Sebraetec, um instrumento do Sebrae que permite às empresas de qualquer setor econômico ter acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia, visando à melhoria de processos e produtos e/ou introdução de inovações nas empresas e mercados. De acordo com a instituição, 20 empresas da região já são beneficiadas e a previsão é de que até o fim do ano outras dezenas confirmem a adesão.

Nesta última sexta-feira, 25, e sábado, 26, os empresários que já estão participando do Projeto de Cervejas Especiais do Sebrae concluem o quinto e último módulo do curso de Tecnologia Cervejeira, cujo tema é “Avaliação de Produto Acabado (Estabilidade Físico-química e Microbiológica da Cerveja), Envasamento e Embarrilamento da Cerveja”, onde têm aulas teórica e prática que permitirão acesso a equipamentos para análise do produto. A iniciativa é realizada pelo ‘CicloTec’, em parceria com a Firjan/Senai, o Sindicato da Alimentação de Nova Friburgo e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro (órgão vinculado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa).

Após esta etapa, os empresários cervejeiros terão uma formatura, que acontecerá no dia 20 de setembro, às 19h, no Senai. O evento contará com entrega de certificado e degustação da cerveja estilo “Pilsener German” preparada por cada participante durante as aulas práticas do curso. Nesta mesma data e local, o Sebrae/RJ, com a Firjan/Senai e MAPA, farão o lançamento da “Cartilha de Legalização de Cervejarias”, que será mais um instrumento de incentivo ao segmento cervejeiro.

Para setembro e outubro, ainda sem data definida, está prevista a turma de Análise sensorial e a segunda turma do curso de Tecnologia Cervejeira. Para os interessados em obter mais informações sobre o projeto de Cervejas Especiais, basta entrar em contato com o Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ pelo telefone (22) 2523-6908, ou enviar e-mail para: marciamoreira@rj.sebrae.com.br. O requisito para receber o subsídio do Sebraetec e participar dos cursos é ter CNPJ e, caso o interessado seja Microempreendedor Individual (MEI), passar por uma análise do Sebrae/RJ. Outros que podem ser beneficiados são os produtores caseiros com potencial para empreender, produtores terceirizados (ciganos) e produtores com planta instalada.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gastronomia
Publicidade