Projeto de saneamento contemplará área rural

Iniciativa visa a promover qualidade dos recursos hídricos e proteção ambiental
sexta-feira, 09 de fevereiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Projeto de saneamento contemplará área rural

O Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios, a Associação Pró-Gestão Das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e a prefeitura Municipal de Nova Friburgo vão realizar um projeto de saneamento na área rural da cidade. A decisão, parte de um acordo de cooperação técnica entre as entidades e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai beneficiar a localidade de Barracão dos Mendes, no distrito de Conquista.

De acordo com a prefeitura, o acordo visa realizar um estudo técnico de concepção e projeto básico. A ideia é que através do levantamento os municípios possam buscar verba em órgãos públicos ou na iniciativa privada e realizar obras necessárias para promover a qualidade dos recursos hídricos da bacia e proteção ambiental.

A empresa contratada pela Agevap foi a Sanetech, especializada em desenvolvimento de projetos e que atua no ramo há 25 anos. Ela tem o prazo de até 240 dias para entregar o projeto. Mas, para que isso aconteça, o município deve designar um grupo de servidores, incluindo um concursado, para o acompanhamento do serviço e ainda fornecer os dados e informações geográficas necessários para a base técnica do projeto.

Ainda segundo dados fornecidos pelo governo municipal, atualmente, apenas 46% dos municípios brasileiros possuem coleta de esgoto. Nova Friburgo já conta com o plano de saneamento contemplando a área urbana e, de acordo com o subsecretário municipal de Planejamento Urbano, Alexandre Sanglard, com esse acordo, será possível iniciar um plano de saneamento para a área rural.

O Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios está financiando os projetos de esgotamento sanitário também em mais três municípios da bacia hidrográfica. São eles: Cordeiro, Macuco e Santa Maria Madalena.  

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade