Projeto Casca de Cebola realiza ações nas escolas durante o Outubro Rosa

Além de arrecadar mechas, objetivo é conscientizar sobre o câncer de mama e a solidariedade
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Projeto Casca de Cebola realiza ações nas escolas durante o Outubro Rosa

Em um mês dedicado a chamar atenção para a prevenção do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, o Projeto Casca de Cebola, junto às escolas do município, realiza o “Outubro Rosa do Casca”. A iniciativa, além de arrecadar mechas de cabelos para a confecção de perucas, que são doadas a mulheres e crianças vítimas da doença (cujo tratamento costuma causar a queda de cabelos), busca novos voluntários e conscientiza, através de palestras, os jovens sobre a solidariedade. 

Durante todo o mês de outubro, diversos voluntários estão visitando escolas do município para abordar o câncer de mama. A iniciativa já fez com que diversas adolescentes, que tinham receio do corte dos cabelos, aderissem à proposta de deixar o cabelo e a solidariedade crescerem. Para se ter ideia da importância da doação, a cada nove mechas, de 20 centímetros cada, uma peruca pode ser produzida para atender uma mulher ou criança em tratamento do câncer.

Casca de Cebola recebe homenagem na Câmara Municipal

Em reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado desde outubro de 2014, o projeto Casca de Cebola recebeu no último dia 11, em sessão na Câmara Municipal, através da vereadora Vanderléia Lima, uma moção especial de louvor. Assinada por todos os vereadores, a homenagem destaca o trabalho voluntário que já atinge diversas regiões do Brasil. 

Durante a solenidade, marcada por muita emoção, os colaboradores destacaram a felicidade em ver os vereadores carregando o símbolo do Outubro Rosa e abrindo espaço, em um momento tão importante daquela casa legislativa, para que a mensagem do Casca chegue ainda mais longe através da TV Câmara.

Sobre o Casca 

O projeto beneficente Casca de Cebola surgiu a partir de uma campanha, realizada em outubro de 2014, em Nova Friburgo. Na época, foram arrecadadas cerca de 500 mechas de cabelo, superando todas as expectativas dos organizadores e estimulando a continuidade da ação. Dois anos depois, o Casca permanece levando autoestima e esperança para mulheres e crianças vítimas do câncer, através da arrecadação de mechas de cabelos de tonalidades variadas para a confecção de perucas, que são doadas.

O nome do projeto foi inspirado na luta contra o câncer de um friburguense muito querido que tinha o apelido de “Cebola”. Motivados por sua batalha, amigos (todos voluntários) foram se agregando em prol de uma mesma causa. 

Desde o início, o objetivo era tornar a cidade parceira da doação de cabelos e amenizar a dor de mulheres e crianças que lutam contra essa doença. Agora, as mechas de cabelo que antes iriam para o lixo se transformam em perucas. 

A instituição, hoje, recebe mechas de todas as regiões do Brasil através dos Correios, e confecciona suas próprias perucas em parceria com uma fábrica carioca, a Shiva Cabelos Naturais. Para ser uma beneficiada, basta entrar em contato através do site ou das redes sociais do Casca de Cebola. As próteses são doadas mediante disponibilidade no banco de perucas. O processo tem início com o preenchimento de uma ficha de solicitação e, posteriormente, é realizada a prova, onde a mulher experimenta todas as opções que desejar, e escolhe a que mais agradar.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.cascadecebola.com.br.

  • Alunas de diversas escolas aderiram ao projeto e doaram mechas

    Alunas de diversas escolas aderiram ao projeto e doaram mechas

  • Em sessão na Câmara Municipal de Nova Friburgo, a vereadora Vanderléia Lima (ao centro) entregou homenagem as organizadoras do projeto

    Em sessão na Câmara Municipal de Nova Friburgo, a vereadora Vanderléia Lima (ao centro) entregou homenagem as organizadoras do projeto

  • “Outubro Rosa do Casca” leva informação sobre o câncer de mama até as escolas e incentiva a doação de cabelo

    “Outubro Rosa do Casca” leva informação sobre o câncer de mama até as escolas e incentiva a doação de cabelo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Outubro Rosa
Publicidade