Projeto Abadá Capoeira é opção no Bairro Ypu e Amparo

Crianças, adolescentes, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais são atendidos pelo projeto
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
por Vinicius Gastin
Projeto Abadá Capoeira promove atividades em Nova Friburgo há mais de seis anos (Foto: Divulgação)
Projeto Abadá Capoeira promove atividades em Nova Friburgo há mais de seis anos (Foto: Divulgação)

Expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, a capoeira tornou-se ao longo dos anos uma importante ferramenta de inclusão social. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de outros movimentos. 

Outra característica marcante, que a torna diferente de outras artes marciais, é a musicalidade, e os praticantes aprendem também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Elementos suficientes para o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tornou a roda de capoeira um bem cultural em 2008.

Em Nova Friburgo, são inúmeros os projetos que utilizam a capoeira para promover a socialização e a melhoria da qualidade de vida. O projeto Abadá Capoeira, por exemplo, vem desenvolvendo um trabalho com crianças, adolescentes, adultos, pessoas da terceira idade e portadores de necessidades especiais há seis anos na cidade.

“Nosso objetivo não é só o aprendizado da capoeira, mas sim o estudo completo desta arte passando desde o ensinamento da prática até as mais atuais pesquisas sobre a nossa história. Também aproveitamos os mais eficientes métodos de educação e disciplina com os praticantes, procurando contribuir para formação de valores humanos étnicos baseados no respeito, na socialização e na liberdade, através de um trabalho ligado a universidades, escolas, clubes, academias e comunidades, provocando integração social”, explica o mestre Leonardo Sá.

Atualmente, o projeto Abadá Capoeira concentra as atividades em dois locais distintos. Às terças-feiras, as aulas acontecem na quadra da escola de samba Unidos da Saudade, a partir das 19h. Aos domingos, a roda é formada no distrito de Amparo, na sede da associação de moradores, sempre a partir das 10h.

“Todo o trabalho possui o objetivo de fortalecimento e engrandecer o capoeirista, em todos os aspectos, especialmente no seu caráter”, finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Capoeira | artes marciais
Publicidade