Procon lança aplicativo de atendimento para turistas

Equipamento servirá para reclamações e denúncias com versão em outras línguas
quarta-feira, 14 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O aplicativo para fazer reclamações do Procon Estadual do Rio de Janeiro (Divulgação)
O aplicativo para fazer reclamações do Procon Estadual do Rio de Janeiro (Divulgação)

O aplicativo para fazer reclamações do Procon Estadual do Rio de Janeiro, lançado há cerca de cinco meses tem uma novidade. A partir deste mês, o aplicativo “Procon RJ” está disponível em várias línguas – além do português, ele pode ser lido em inglês, espanhol e francês. Este é o primeiro grande projeto posto em prática do ProconTur, o grupo de trabalho do Procon Estadual especializado no atendimento aos turistas e ao público de grandes eventos. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente no Google Play para quem possui smartphones que rodam o sistema Android. Desde a última segunda-feira, 12, ele está disponível também na App Store e sem custo para os smartphones que usam o sistema iOS.

Desde o seu lançamento, em março, o app “Procon RJ” já recebeu mais de 2,5 mil reclamações e tem uma taxa de acordos bem-sucedidos entre consumidor e fornecedor de 79%. A nova versão do aplicativo conta com as mesmas funcionalidades e a mesma simplicidade em todas as opções de línguas. Como ocorreu com a versão original, a nova versão foi desenvolvida sem custo para a autarquia por Rogério Cupti - ouvidor do Procon-RJ, além de advogado e desenvolvedor de sistemas. Com ele, o consumidor consegue registrar suas reclamações online e têm a opção de envio de fotos e vídeos que podem dar mais sustentação as queixas apresentadas. 

Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, a nova versão do aplicativo amplia, de forma eficaz, os canais de atendimento da autarquia ao turista. “A principal proposta do ProconTur é oferecer canais de atendimento voltados ao turista e aos frequentadores de grandes eventos no Rio, para que suas reclamações sejam atendidas o mais rápido possível - seja enquanto eles estiverem no Rio ou enquanto o evento esteja acontecendo”, explicou. 

O ProconTur já atuou estabelecendo um plantão de atendimento em dois espetáculos de grande porte na capital fluminense, o Game XP e os shows da turnê de  Sandy & Júnior. A equipe, que conta com funcionários bilíngues, atendeu e procurou solucionar todas as demandas que surgiam pelos telefones (21) 99371-9647 e (21) 99332-8289, e pelo e-mail procontur@procon.rj.gov.br

Os turistas poderão ser atendidos em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano. Além de elaborar projetos especiais do Procon-RJ voltados para o turista e atender diretamente as reclamações dos visitantes do estado e daqueles que frequentarem os grandes eventos no Rio, o ProconTur também orienta previamente os organizadores e empresas participantes destes grandes eventos, para que atendam aos consumidores de forma eficaz e sem irregularidades.

“Com a proposta do governo do estado de incentivar o turismo  queremos com o ProconTur que o turista se sinta mais acolhido, que seja bem atendido em suas necessidades, levando para casa uma boa impressão de todo o estado do Rio de Janeiro”, concluiu Cássio Coelho.  

 

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