Procissão e Via Sacra emocionam milhares de pessoas em Friburgo

Fiéis participam de missa campal no Centro, enquanto em Conselheiro é encenada a Paixão de Cristo
sábado, 31 de março de 2018
por Jornal A Voz da Serra

Mais de mil pessoas assistiram emocionadas, na noite da Sexta-Feira Santa, 30, à Procissão do Senhor Morto, no Centro de Nova Friburgo. Os fiéis, muitos deles carregando velas, deixaram a Catedral São João Batista às 18h30m, logo após a celebração da Liturgia da Cruz.

Com duração de aproximadamente uma hora e meia, a procissão percorreu todo o entorno das praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, até retornar ao ponto de partida, na catedral.  O  trânsito foi interditado para a passagem dos fiéis, que caminharam em oração, ida e volta, desde a altura da Rua Monte Líbano até a Estação Livre.

De volta à catedral, por volta das 20h, os fieis permaneceram na Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde foi celebrada uma missa campal, comandada pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Mattoso, e pelos padres dos Arautos do Evangelho. 

Agentes da Secretaria municipal de Mobilidade Urbana estiveram presentes durante todo o trajeto para orientar os motoristas e garantir a segurança dos presentes. A cerimônia aconteceu sem qualquer tumulto e, assim que foi finalizada, o trânsito no Centro da cidade foi liberado e transcorreu normalmente.

Até este domingo de Páscoa, 1º de abril, todas as igrejas da cidade - católica, luterana e evangélica - mantêm uma programação especial de Semana Santa, com celebrações, missas, vigílias, adoração da cruz, procissões e cultos.

Enquanto a procissão era realizada no Centro, na paróquia de Santa Teresinha, na Praça Lafayete Bravo, no distrito de Conselheiro Paulino, era encenada a Via Sacra. O evento acontece há 15 anos e, este ano, as encenações foram em forma de quadro vivo, representando as estações da via crúcis. As cenas - ora congeladas, ora com movimento - inspiraram as orações dos fiéis.

Neste Sábado de Aleluia,  31,  haverá celebração da Vigília Pascal às 21h. No Domingo de Páscoa, serão celebradas missas solenes na catedral  às 10h, 17h e 19h. Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria, no domingo  às 5h tem  Procissão da Ressurreição  na Via Expressa.

Já a Igreja Luterana celebrou a Semana Santa com o Tríduo Pascal, nesta sexta-feira, às 19h30, com o Culto Tenebrae, e, no Domingo de Páscoa, oferecerá café comunitário às 9h e celebrará o Culto da Ressurreição, às 10h30.

Na Igreja Comunidade Evangélica de Integração da Família (Ceifa), no bairro Braunes, no domingo, às 18h30 tem Musical de Páscoa com culto.

A Semana Santa, quando se celebra a condenação, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, é um dos períodos litúrgicos mais importantes para os católicos.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Semana Santa | Páscoa
Publicidade