Procissão abre neste sábado programação da Semana Santa

Domingo de Ramos tem missa presidida por Dom Edney com bênção no coreto da Praça Getúlio Vargas
sábado, 24 de março de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A bênção de Ramos na praça (Arquivo AVS)
A bênção de Ramos na praça (Arquivo AVS)

A Catedral Diocesana São João Batista divulgou a programação completa da Semana Santa. As celebrações da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo começam neste sábado, 24, e terminam no Domingo de Páscoa, 1º de abril. O ‬período ‬é especial para os católicos pois‭ ‬significa a renovação da fé cristã,‭ ‬reflexão e o mistério da‭ ‬ressurreição de Jesus.‭ Além de missas, a programação conta com procissões e vigílias.

Abrindo as celebrações, neste sábado 24, tem missa às 16h, seguida de procissão com a imagem da Virgem Dolorosa até o Colégio Nossa Senhora das Dores, na Rua Augusto Spinelli, e meditação das sete dores de Maria. No Domingo de Ramos, 25, às 9h, será celebrada a missa da Paixão do Senhor, presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso, com início no coreto da Praça Getúlio Vargas, com a bênção dos ramos, seguida de procissão até a Catedral. No mesmo dia serão celebradas missas, às 17h e 19h.

Na segunda-feira, 26, haverá missa às 8h e 16h e, às 19h30, Via Sacra. Na terça-feira, 27, também serão celebradas missas, às 8h e 16h. Na ocasião acontece ainda o retiro de Semana Santa com o padre Roger Luiz, da Canção Nova. Já na quarta-feira, 28, além de missas às 8h, 16h e 19h, acontece, às 20h, a Procissão do Encontro, presidida por Dom Edney. A imagem da Virgem Dolorosa sairá do Colégio Nossa Senhora das Dores acompanhada pelas mulheres e a imagem do Senhor dos Passos sairá da Paróquia São Francisco de Assis, na Rua Duque de Caxias, com os homens. O encontro acontecerá na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente a catedral.

Na quinta-feira, 28, às 10h, missa com a participação de todos os sacerdotes da Diocese e, às 19h, celebração da Santa Ceia com o rito do lava-pés seguida de vigília. Na sexta-feira da Paixão, 29, liturgia da cruz, às 15h seguida de procissão. No sábado, 30, às 19h, missa com a bênção do fogo. As atividades terminam no domingo, 1º de abril quando será celebrada a missa solene de Páscoa, às 10h, presidida por Dom Edney.Haverá missas também às 17h e 19h.

Entre as paróquias da diocese que também tem uma ampla programação durante a semana de Páscoa, está a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria. A igreja tem como ponto alto de suas atividades especiais a solenidade do Domingo de Páscoa. Na ocasião, fiéis se concentram no início da Via Expressa, às 4h da madrugada, para a procissão da ressurreição, que segue até a igreja, onde é celebrada a Missa da Ressurreição, às 5h, seguida de café comunitário. A programação completa da Catedral de São João Batista e das demais paróquias da diocese está disponível no endereço http://diocesenf.org.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade