Principais eventos de ciclismo são confirmados em Nova Friburgo para 2019

Montanha Cup, GP das Montanhas e Route MTB devem reunir centenas de apaixonados pelas duas rodas
sábado, 05 de janeiro de 2019
por Vinicius Gastin
Parte do Agosto Suíço, Route MTB passeia por túneis e caminhos abertos pelos colonizadores
Parte do Agosto Suíço, Route MTB passeia por túneis e caminhos abertos pelos colonizadores

Quem curte um bom pedal em meio à natureza, com a oportunidade de viajar por locais de rara beleza e história, pode preparar as bicicletas. Como tem sido rotina nesses últimos anos em Nova Friburgo, pelo menos três grandes eventos de ciclismo vão movimentar o município em 2019. O Montanha Cup, o GP das Montanhas e o Route MTB devem reunir centenas de apaixonados pelas duas rodas, e ainda preencher boa parte da rede hoteleira, trazendo consequências positivas para setores como comércio e turismo. A organização é da Montanha Sports, sob comando de Orlando Miele.

Seguindo a tradição de mais de uma década, o Montanha Cup abre a temporada de provas, e este ano, o evento está confirmado para o dia 7 de abril. A competição faz parte do calendário esportivo municipal, e com o sucesso das edições, transformou-se em um dos principais encontros do ciclismo do Estado e do país. Em 2018, a prova teve largada, chegada e premiação no distrito de Lumiar, com um percurso total de 44 quilômetros.

A ideia de realizar o Montanha Cup surgiu através do cirurgião-dentista Orlando Miele Júnior, apaixonado pelo esporte. Na primeira edição, apenas com o apoio da prefeitura, contou com 150 atletas, algo inédito no estado. O sucesso do evento motivou a realização de mais edições no mesmo ano, e em 2017, além de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis também contaram com a prova. A estrutura é preparada com planejamento e antecedência: toda a sinalização é feita na véspera e as orientações direcionam o percurso.

O evento é dividido em diversas categorias e contempla participantes dos 15 aos 67 anos. De acordo com a organização, os atletas de alto nível devem concluir a prova em no máximo duas horas e 30 minutos, enquanto os amadores podem chegar até seis horas de prova.

Passeio pela história

Logo depois do Montanha Cup, os ciclistas friburguenses vão se preparar para a 2ª edição do GP das Montanhas de Ciclismo, realizada na serra que liga Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu. O evento faz parte das comemorações pelo aniversário do município, e vai acontecer no dia 19 de maio.

Em 2018, o ponto de chegada foi no km 65, em Teodoro de Oliveira, com prova concluída em,  aproximadamente, 1h30. Todos os que completaram a prova receberam medalhas, e os cinco primeiros colocados foram condecorados com troféus de participação.

Outro evento consolidado, confirmado para o dia 18 de agosto, o “Route MTB Fribourg” faz parte do calendário oficial de eventos da Festa Suíça. O objetivo da prova é relembrar e celebrar os pioneiros do ciclismo em Nova Friburgo, com largada na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista.

Os competidores podem optar por uma das quatro categorias de mountain bike Maratona XCM, em um percurso total de 60 quilômetros – com direito a três túneis -, passando por Dona Mariana, em Sumidouro, retornando à Queijaria.

“A beleza do trajeto é elogiada por todos e passa pelos municípios de Nova Friburgo e Sumidouro, tendo como um de seus trechos mais bonitos, a região da Cascata Conde D'Eu e três túneis, um deles, inclusive, aproveitando a estrutura da formação rochosa, sendo considerado o ponto alto da prova”, destaca Orlando Miele.

Na edição do ano passado, o Route MTB reuniu 170 atletas para um percurso de 68 quilômetros, com 2.182 metros de altimetria acumulada. Um trajeto duro e muito desgastante, que exigiu técnica e resistência física dos competidores.

Os grandes campeões da prova foram Leandro Dominick (Lagos Race) e Roberto Pessoa (Lagos Race) de Macaé. Nova Friburgo teve destaque com o terceiro lugar geral de Damiano Militão (Montanha Cup Squadra/DBC) e Isaías Teixeira (Montanha Cup Squadra/Elite Bike Show), campeões em 2016 da prova.

Na categoria over 40, os campeões foram os atletas João Carlos Folly (Montanha Cup Squadra) e Rodrigo da Silva Teixeira (Montanha Cup Squadra/Pedaleiros), também de Nova Friburgo. Na over 50, os vencedores foram Ricardo Macedo (Cadinho Bikes/Academia Bpm training) e Carlos Salvini (Cadinho Bikes/ Bpm training), ambos de Petrópolis. Já na categoria dupla mista, quem levou a melhor foi o casal Josilene dos Santos (Lagos Race) e Anderson Tavares Nunes (Lagos Race),

A Route MTB Fribourg traz como inspiração os colonizadores suíços, e pode se tornar espelho para incentivar o uso das bicicletas. No país europeu, em regiões como Genebra, por exemplo, o número de ciclistas aumenta, em média, 70% a cada cinco anos. A bicicleta chegou a Nova Friburgo no final do século 19, e era considerada elemento de modernidade.

Com a chegada dos veranistas ao município, geralmente nos finais de ano, já se começava a projetar eventos na cidade. As corridas eram consideradas como um grande momento do verão friburguense. A então Praça 15 de Novembro (atual Getúlio Vargas) era transformada no velódromo friburguense.

Eduardo Salusse, de tradicional família da cidade, criou em 9 de abril de 1899, o Bicyclette Club Friburguense, destinado a competições desse veículo. Havia prêmios como medalhas de ouro, prata, bronze e caixas de champanhe. Quando os ciclistas friburguenses participavam de torneios fora da cidade e retornavam como vitoriosos, eram recebidos na gare da estação com grande festa pela população, que os acompanhava até suas residências com saudações ao longo do trajeto.

LEIA MAIS

Equipe da cidade fez total de sete pódios nas 16 categorias. Route MTB é o próximo, em agosto

Percurso de Cachoeiras a Theodoro de Oliveira tem duração máxima de cinco horas e inclinação de 4% é desafio

A atividade ainda será regulamentada com a criação e sinalização de trilhas e circuitos

  • Em meio à natureza, o Montanha Cup, calendário de eventos de ciclismo em Nova Friburgo

    Em meio à natureza, o Montanha Cup, calendário de eventos de ciclismo em Nova Friburgo

  • GP das Montanhas é a segunda atração, no mês de aniversário do município

    GP das Montanhas é a segunda atração, no mês de aniversário do município

  • Provas organizadas em Nova Friburgo movimentam esporte, turismo e economia municipal

    Provas organizadas em Nova Friburgo movimentam esporte, turismo e economia municipal

Publicidade
TAGS: ciclismo