Presidente da Hungria vem a Nova Friburgo em agosto

No Brasil em virtude dos Jogos Olímpicos, János Áder cumprirá extensa agenda na cidade
quinta-feira, 07 de julho de 2016
por Márcio Madeira
Presidente da Hungria vem a Nova Friburgo em agosto

Após muitas tratativas, a notícia foi finalmente confirmada: o presidente da Hungria, János Áder, virá a Nova Friburgo no próximo dia 8 de agosto. A visita coincide com a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e é resultado da contínua atuação da representante da comunidade húngara em Nova Friburgo, Eva Bitó, ao longo de mais de 30 anos, visando o estreitamento da relação entre a terra em que nasceu e a região que a abrigou.

Igualmente decisiva para a concretização da visita oficial foi a condecoração com a “Medalha Somos Quem Fomos”, dedicada pelo Legislativo friburguense na sessão de 29 de outubro do ano passado ao embaixador húngaro no Brasil, Norbert Konkoly, a partir da atuação da Comissão Permanente de Turismo, Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio. Sobretudo por parte de seu presidente, vereador Professor Pierre, autor da lei municipal 4.349/14, que oficializou os países colonizadores de Nova Friburgo.

O Itamaraty e a Prefeitura de Nova Friburgo já foram informados oficialmente a respeito da visita, que deve se estender ao longo de todo o dia e contar com ampla cobertura dos jornalistas húngaros credenciados pelos jogos olímpicos.

Agenda em aberto

O chefe de estado ainda não tem sua agenda completamente definida. “O presidente é uma pessoa extremamente religiosa, e por isso deve se reunir com o bispo diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso. János será recebido com honras de um chefe de estado, e por isso haverá hasteamento de bandeiras e encontros com o prefeito e com o Legislativo. Ele também deverá almoçar no hotel Bucsky, permanecendo na cidade até o fim da tarde”, explica Eva Bitó. 

“Temos um projeto de longo prazo para investimento, principalmente na área de educação, com o objetivo de oferecer aos jovens de Nova Friburgo a oportunidade de estudarem em intercâmbios e fazerem estágios em áreas como engenharia e confeitaria”, disse. 

O vereador Pierre acrescenta que irá presentear não apenas o presidente, mas também o Parlamento e o primeiro-ministro Viktor Orbán, inclusive com uma carta oficial do Legislativo friburguense, escrita em português e húngaro.
 Pierre também se esforça para que o presidente visite a Câmara Municipal, a fim de se reunir com representantes da sociedade friburguense para a troca de contatos e o lançamento das bases para parcerias futuras em diversas frentes, em especial na educação e no comércio.

Eva Bitó informa ainda que no dia 11 do mesmo mês terá novo encontro com o presidente, desta vez na reitoria da USP, para começar a trabalhar efetivamente na construção de parcerias voltadas à educação. O encontro acontecerá em São Paulo graças ao fato da USP oferecer o curso extensivo de língua e cultura húngara.

Significado e oportunidades

A vinda de János Áder ressalta o alcance e a importância de políticas diplomáticas tantas vezes incompreendidas pela população e por diversos governantes. Segundo Eva Bitó, o embaixador húngaro “ficou muito honrado quando recebeu a medalha da Câmara Municipal, como forma de reconhecimento pelo papel da Hungria na formação de Nova Friburgo. Isso naturalmente foi levado ao conhecimento do primeiro-ministro e do presidente da Hungria, que agora quer vir a Nova Friburgo para conhecer a cidade e agradecer por essa honraria”.

Ainda de acordo com a representante da comunidade magiar, “a visita do presidente é uma forma de agradecimento pela acolhida que nos foi dada. Nós [húngaros] sempre viemos ao Brasil em momentos muito difíceis de nossa história, e fomos recebidos de braços abertos. De forma muito generosa o país nos deu a oportunidade de refazermos as nossas vidas, formarmos nossas famílias e contribuir com nossa experiência e nosso conhecimento para o desenvolvimento do Brasil. Para mim, em especial, é o reconhecimento de mais de 30 anos de trabalho, nos quais sempre procurei divulgar, difundir a nossa cultura. É um reconhecimento do trabalho, da dedicação, de um esforço que não gera frutos imediatos”, disse Eva Bitó. 

“O trabalho do Pierre foi inédito”, continua Eva. “Um vereador incansável que reconheceu não só a Hungria, mas dez países como formadores de Nova Friburgo. E hoje isso está em lei. Segundo os governantes húngaros, não há no mundo uma cidade com característica tão peculiar quanto Nova Friburgo. Por isso a visita foi agendada”, informou. 

János Áder foi criado na pequena cidade de Csorna, em Györ-Moson-Sopron. Justamente a região da Hungria que se pretende irmanar com Nova Friburgo, nos próximos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Hungria | Colonias
Publicidade