Presidente da Hungria sinaliza aproximação com Nova Friburgo

Visita foi a primeira de um chefe de estado estrangeiro em exercício ao município
segunda-feira, 08 de agosto de 2016
por Márcio Madeira
A primeira-dama Anita Herczegh, o presidente János Áder e o prefeito Rogério Cabral, em frente à prefeitura de Nova Friburgo (Foto: Márcio Madeira)
A primeira-dama Anita Herczegh, o presidente János Áder e o prefeito Rogério Cabral, em frente à prefeitura de Nova Friburgo (Foto: Márcio Madeira)

O presidente da Hungria, János Áder, cumpriu extensa agenda em Nova Friburgo, na tarde desta segunda-feira, 8. No Brasil para acompanhar os Jogos Olímpicos — Budapeste pretende sediar os jogos de 2024 —, o presidente foi recebido no Palácio Barão de Nova Friburgo ao som da Dança Húngara de Johannes Brahms, executada pela Euterpe Friburguense, pouco antes das 14h. E retornou ao Rio de Janeiro após às 17h, depois de se reunir com o prefeito Rogério Cabral, almoçar no Hotel Bucsky e prestar homenagem aos magiares falecidos durante a revolução de 1956, no monumento existente no jardim mindszesty, em Mury.

Durante toda a visita o presidente esteve acompanhado da primeira-dama Anita Herczegh e do embaixador da Hungria no Brasil, Norbert Konkoly. Participaram da recepção na sede do Poder Executivo municipal o prefeito Rogério Cabral, diversos secretários municipais, o corpo cerimonial da prefeitura, os vereadores Marcio Damazio, Pierre Moraes, Gustavo Barroso e Alexandre Cruz, além de representações dos povos formadores de Nova Friburgo, incluindo o presidente da Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri), Alex Alfaya, e demais integrantes da comitiva diplomática.

Após o almoço, Norbert Konkoly relatou com exclusividade para A VOZ DA SERRA como tomou forma a visita presidencial. “Visitei Nova Friburgo pela primeira vez no ano passado, e achei essa cidade uma maravilha. Uma comunidade que cuida muito bem de suas raízes, de seu passado, e que é muito simpática. Uma comunidade que busca construir um futuro mais moderno. Gostei muito do que vi, gostei muito da presença húngara aqui, da alma da gente friburguense, e decidi que ia tentar convencer o meu presidente a vir aqui uma vez. Então esse é um dia muito feliz para mim, porque consegui convencê-lo", observou.

Quanto aos frutos que se pode esperar a partir do encontro desta segunda-feira, 8, o embaixador foi bastante específico. “O senhor presidente gostou muito de Nova Friburgo e das conversas com o prefeito, com a comunidade húngara e com os representantes das outras nações. Nós gostaríamos de começar novos projetos no saneamento básico aqui em Nova Friburgo”, disse.

O prefeito Rogério Cabral também fez uma avaliação positiva a respeito da visita. "Foi um encontro muito proveitoso. Uma data histórica para Nova Friburgo. Aliás, ao longo dos últimos dias Nova Friburgo tem vivido dias muito especiais. A passagem da tocha olímpica foi um momento que mostrou uma Nova Friburgo recuperada para o mundo, pronta para receber os turistas. Agora, as visitas da Miss Suíça [Lauriane Sallin] e do presidente da Hungria são um marco para nossa cidade”, declarou.

 Nota divulgada pela Prefeitura após o encontro destacou que a cidade “pretende estreitar laços com o país europeu, principalmente comerciais, destacando as potencialidades do município nos setores de metal-mecânica, têxtil, turismo, truticultura, comércio e agricultura”.

O dia também foi muito especial para Eva Bitó, personagem de central importância na manutenção dos laços entre a comunidade húngara friburguense e seu país de origem. “É um momento de grande emoção, já chorei muito. Acredito que a visita se tornou uma realidade porque as autoridades húngaras acreditam muito no trabalho que faço, e hoje a Associação Húngara faz parte da Associação Latino-americana de Entidades Húngaras, reconhecida pelo parlamento da Hungria. Neste ano, inclusive, houve um encontro mundial dos húngaros que vivem em outros países, e o presidente deu muita ênfase à nossa importância, à nossa responsabilidade, de falarmos do país de origem e divulgarmos nossa cultura no país em que vivemos”, declarou Eva.

Presidente da Comissão de Assuntos Externos da Câmara Municipal, o vereador Pierre Moraes destacou a honra de receber o presidente da Hungria no ano em que se completam 60 anos da revolução húngara, e manifestou gratidão em relação aos antepassados húngaros que ajudaram a formar o povo de Nova Friburgo.

Pierre também compartilhou com János Áder as intenções de aproximação da comunidade friburguense com a Hungria em diversos setores, mas especialmente através de acordos culturais, educacionais, turísticos e comerciais. “O presidente se mostrou completamente aberto a esse processo de aproximação, e deu carta branca ao embaixador”, afirmou.

János Áder não deu entrevistas, mas confidenciou à reportagem de AVS que gostou muito da cidade, mas precisava retornar rapidamente à sede das Olimpíadas para torcer pelos atletas compatriotas.

  • (Foto: Henrique Pinheiro)

    (Foto: Henrique Pinheiro)

  • (Foto: Henrique Pinheiro)

    (Foto: Henrique Pinheiro)

  • (Foto: Henrique Pinheiro)

    (Foto: Henrique Pinheiro)

  • (Foto: Henrique Pinheiro)

    (Foto: Henrique Pinheiro)

  • (Foto: Henrique Pinheiro)

    (Foto: Henrique Pinheiro)

  • (Foto: Márcio Madeira)

    (Foto: Márcio Madeira)

  • (Foto: Márcio Madeira)

    (Foto: Márcio Madeira)

  • (Foto: Márcio Madeira)

    (Foto: Márcio Madeira)

  • (Foto: Márcio Madeira)

    (Foto: Márcio Madeira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: János Áder | colônia húngara
Publicidade