Premiado diretor Sílvio Tendler vai abrir o Fricine

Documentário “Dedo na Ferida” será exibido no Festival de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo que começa dia 14
terça-feira, 07 de novembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O cineasta Silvio Tendler (Vozerio)
O cineasta Silvio Tendler (Vozerio)

O premiado diretor Sílvio Tendler vai acompanhar a exibição do seu filme “Dedo na Ferida”, no próximo dia 14, quando começa o Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (Fricine). A exibição vai acontecer às 19h no Teatro Sania Cosmelli, no Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro. “Dedo na Ferida” foi eleito o melhor documentário pelo júri popular do Festival do Rio este ano. A entrada é franca.

Até o dia 19, o Fricine vai exibir em Nova Friburgo filmes do Brasil e do mundo sobre diversidade socioambiental para estimular a sociedade a debater soluções para os desafios que a indiferença frente aos problemas ambientais, o consumo desenfreado, o crescimento desordenado das cidades e a desigualdade econômica e social impõem ao planeta.  
   

Além da questão ambiental, filmes de ficção, documentários, animação, longas e curtas vão dar oportunidade ao público de conhecer produções nacionais e internacionais sobre racismo, machismo, homofobia, preconceitos religiosos e econômicos. O tema da 6ª edição do festival foi inspirado na frase shakespeariana “Há mais coisas entre o Céu e a Terra...”.

A programação completa do FriCine ainda será divulgada, mas oferecerá uma mostra de filmes em realidade virtual, debates, palestras, entre elas uma com Marcos Ferreira, multipremiado diretor da empresa MobContent, sobre produção audiovisual e inovação tecnológica. Haverá também uma palestra do Centro de Valorização da Vida (CVV), após a exibição do filme espanhol “Suicídio”.

Outro destaque desta edição ocorrerá no encerramento do festival com a apresentação do monólogo “Marx  baixou em mim – Uma Comédia Indignada”, de Howard Zinn (do original Marx in Soho), com tradução de Tereza Briggs-Novaes, dirigida e interpretada por Jitman Vibranovski.  

As exibições dos filmes acontecerão no Teatro Sania Cosmelli, na Usina Cultural Energisa e em diversas escolas e centros comunitários do município. A programação, totalmente franqueada ao público, será divulgada na internet nos endereços do festival na internet www.fricine.com.br e www.facebook.com/fricine.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cinema
Publicidade