Prefeitura quer reduzir gastos com combustível

Nova licitação resultou na compra de mais de R$ 1,2 milhão em gasolina e diesel
segunda-feira, 03 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Secretário municipal de Infraestrutura e Logística, Angelo Jaquel (Foto: PMNF)
Secretário municipal de Infraestrutura e Logística, Angelo Jaquel (Foto: PMNF)

Para auxiliar no controle de consumo de combustível da Prefeitura, a Secretaria de Infraestrutura e Logística fez um levantamento sobre os gastos com diesel e gasolina por cada secretaria do município. De acordo com a prefeitura, a iniciativa visa controlar o consumo para reduzir custos e dar mais transparência aos gastos públicos.

Segundo os dados divulgados pelo governo municipal, a pasta de Obras, é a que mais consome óleo diesel, devido a frota de máquinas e caminhões de pequeno e grande portes que realizam serviços pela cidade. Ainda segundo levantamento, o maior consumo de gasolina é da Secretaria Municipal de Saúde. A pasta possui dezenas de veículos para realizar o transporte de pacientes que fazem tratamento fora domicílio, servidores, insumos e materiais.

“A estimativa foi baseada em dados reais, já que o município passou a controlar o gasto diário de combustível. Com isso, temos como prever de forma estimada o gasto por secretaria. Além disso, estabelecemos cotas de combustíveis para cada veículo e roçadeira, de forma que não seja prejudicado o fornecimento dos serviços. Para o próximo certame teremos dados de uma amostragem maior, o que vai nos garantir informação mais precisa dos gastos de cada secretaria”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura e Logística, Angelo Jaquel.

Recentemente, a Secretaria de Infraestrutura e Logística finalizou o novo processo licitatório para a compra de combustíveis para os próximos seis meses. Ao todo, foram 220 mil litros de óleo diesel e 120 mil litros de gasolina adquiridos. Além destes, também foram compradas 32 embalagens de arla (reagente usado para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel). Todos os combustíveis serão fornecidos pela Petrobras Distribuidora S/A, ao custo total de R$ 1.226.784,00.

A Secretaria de Infraestrutura e Logística, responsável por conduzir o processo, esclareceu ainda que o litro do óleo diesel será adquirido por R$ 3,391; da gasolina por R$ 3,980 e o da arla por R$ 63,28.

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