Prefeitura não confirma caso de H1N1 em Nova Friburgo

Campanha de vacinação continua nos postos, até sexta-feira, para todas as idades
terça-feira, 06 de junho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura não confirma caso de H1N1 em Nova Friburgo

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde informou nesta terça, 6, que recebeu a notificação de um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Nova Friburgo. Como não foi realizado exame para especificar o agente etiológico,  para fins epidemiológicos não há como confirmar se o paciente foi vítima de H1N1. A prefeitura não divulgou a identidade do paciente, que trabalharia no comércio na Avenida Alberto Braune, nem maiores informações sobre o seu estado de saúde.

Enquanto isso, continua a imunização contra a gripe, a influenza e a H1N1 nos postos de saúde da cidade. A vacina, originalmente  destinada apenas a um público-alvo específico (maiores de 60 anos, crianças menores de 5, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e educação e portadores de doenças crônicas) foi liberada, desde segunda-feira, 5, para todas as pessoas, de todas a idades, nos estados que tiverem estoques disponíveis. A vacinação terminará nesta sexta-feira, 9.

 O anúncio foi feito na semana passada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros."Quem deseja, pode buscar as unidades de saúde até que termine o estoque”, afirmou.

Ao todo, para a campanha de vacinação foram disponibilizadas cerca de 60 milhões de vacinas, de acordo com o ministro. Dessas, ainda restam dez milhões de doses, em 15 estados e no Distrito Federal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define qual deve ser a composição da vacina nos hemisférios Norte e Sul. Eles fazem essa recomendação com base nas cepas de influenza que circularam nos anos anteriores. Em 2017, houve uma pequena modificação no H1N1 que está dentro da vacina desde 2010.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | gripe | H1N1 | vacinação
Publicidade