Prefeitura inicia instalação de sinais no trevo da Ponte da Saudade

Medida é antiga reivindicação de moradores, devido ao alto número de acidentes
quinta-feira, 05 de setembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)

 

A Prefeitura de Nova Friburgo atendeu a uma reivindicação antiga de moradores, lojistas e motoristas que trafegam diariamente pela RJ-116, na altura do trevo de acesso ao bairro Varginha, próximo ao terminal rodoviáio Sul, e iniciou esta semana a instalação de semáforos para melhorar a sinalização e dar mais segurança a motoristas e pedestres no trecho, local de inúmeros acidentes.

O trecho oferece riscos aos motoristas porque fica situado no perímetro urbano da RJ-116, com grande movimento de veículos, alguns, inclusive, costumam trafegar em alta velocidade. Como o trevo também fica próximo a duas curvas, a visibilidade dos motoristas fica limitada, principalmente para quem vai da Ponte da Saudade para Varginha, ou no sentido contrário. O cruzamento também é um dos principais acessos a outros localidades, como Alto do Mozer, Parque Dom João VI e Parque Imperial.

O bairro Ponte da Saudade é conhecido por ser polo de lojas de moda íntima de Nova Friburgo. Esse é um dos fatores que faz com que o fluxo de veículos naquela região seja intenso durante toda a semana, com aumento nos sábados, domingos e feriados. Junto a isso, a imprudência dos motoristas e a falta de sinalização agravam a situação de perigo.

Sobre a instalação dos sinais de trânsito, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, informou em nota que “a previsão de conclusão da instalação do equipamento é de aproximadamente um mês. Está sendo realizada a instalação de quatro pontos de semáforos e a colocação de sinalização nas avenidas Ana Barbosa Moreira e Manoel Carneiro de Menezes, ambas próximas à rotatória. O prazo de aproximadamente um mês se deve pelo fato de envolver vários fatores para a realização de todo o trabalho, como o serviço de cabeamento para ligar aos semáforos, que não é algo tão simples de ser feito e deve ser bem executado para evitar possíveis transtornos. Os semáforos começarão a operar assim que a instalação for concluída”.

A medida agradou a motoristas e pedestres que passam pelo local todos os dias: “Aqui passam muitos carros. Atravesso sempre com medo. Um sinal sem dúvida vai ajudar muito os motoristas e pedestres, facilitando e dando mais segurança”, disse a doceira Silvia Adriana. “No último sábado teve uma colisão entre um carro e uma moto que jogou a menina longe. Eu mesmo já quase fui atropelada aqui. Um sinal vai ajudar bastante”, afirmou a lojista Viviane Muzi. “Eu moro aqui perto e quando os carros dos bombeiros passam já penso que se trata de mais uma batida aqui no trevo. Nos fins de semana acontecem ainda mais acidentes devido ao grande número de veículos trafegando, principalmente turistas que não conhecem bem a região. Acredito que a instalação dos sinais de trânsito vai ajudar muito aos moradores”, concluiu o empresário Alan Ferreira.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade