Prefeitura estreita laços com Câmaras de Comércio Internacionais

Representantes friburguenses e de Israel devem se reunir quinta que vem para iniciar parceria
quinta-feira, 20 de julho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura estreita laços com Câmaras de Comércio Internacionais

De olho no aniversário de 200 anos de Nova Friburgo e, principalmente, no legado a ser deixado aos friburguenses com a celebração da data simbólica, a Prefeitura está tocando um projeto para estabelecer relações com as Câmaras de Comércio Internacional, em especial dos países colonizadores de Nova Friburgo, de modo a gerar parcerias e ampliar a rede de negócios do município.

As tratativas serão encabeçadas pelo assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Janio Carvalho Junior, que já iniciou os contatos com consulados e Câmaras de Comércio Internacionais. Vinculado à Secretaria Geral de Governo, ele terá todo o apoio e suporte necessário da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Vamos continuar as tratativas para expandir as redes de contato da Prefeitura, posicionando o município no circuito para o estabelecimento de parcerias comerciais no setor internacional. Isso irá fomentar o desenvolvimento econômico da cidade, a partir da criação desses links com as Câmaras de Comércios Internacionais”, destacou Janio Carvalho Junior, assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Nova Friburgo.

Nesse sentido, já está agendada uma reunião no próximo dia 27 de julho, no Rio de Janeiro, com representantes da Prefeitura de Nova Friburgo e de Israel, a fim de iniciar um diálogo entre as partes, para que sejam firmadas parcerias efetivas, de modo a fomentar a economia local e regional.

Janio também ressaltou a importância da reativação do Mercoserra, a agência de desenvolvimento da Região Serrana, que engloba Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, e tem como objetivo estimular a integração regional e fomentar os negócios, o turismo e a cultura, realizando um calendário de iniciativas conjuntas, que trará benefícios para empresários dos três municípios. Segundo ele, o Mercoserra pode ser o ponto de partida para a tão sonhada integração regional.

O que é a Câmara de Comércio Internacional?

A Câmara de Comércio Internacional - CCI (ICC, International Chamber of Commerce) é a maior organização empresarial mundial. De acordo com o site, a rede abrange mais de seis milhões de empresas e associações empresariais, em 130 países.

A CCI atua como a voz das empresas nas Nações Unidas, na OMC e no G20, e tem grande influência no desenvolvimento de políticas nacionais em questões de importância vital para os negócios internacionais.

O órgão também cria regras globais e padrões universalmente utilizados nas transações do comércio internacional, como os Incoterms (Termos Internacionais de Comércio - normas padronizadas que regulam alguns aspectos do comércio internacional) e os Modelos de Contrato, segundo informações do site da CCI.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade