Prédio do pré-escolar do Ienf voltará a ser ocupado temporariamente por creche municipal

Crianças correm perigo em casa de três andares comprada pela administração anterior
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Os cerca de 200 alunos do novo Centro Municipal de Educação Infantil Leda Tavares Moreira, inaugurado pela ex-prefeita Saudade Braga no último dia 30 de dezembro, numa casa de três andares na Rua Santos Werneck, no Centro, serão transferidos a partir do mês que vem para o prédio do extinto pré-escolar do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), na Rua José Eugênio Müller, também no centro da cidade. A cessão temporária do imóvel impedirá que os alunos do pré-escolar do CMEI Leda Tavares continuem sendo expostos a riscos de acidentes dentro da escola.

O imóvel residencial adquirido pelo município por aproximadamente R$ 343 mil foi reprovado pela atual secretária municipal de Educação, Ledir Porto, devido às suas características internas. Para chegar às salas de aula, que foram adaptadas em quartos pequenos e demais cômodos anexos da casa, os alunos (crianças entre 3 e 5 anos) têm que subir e descer escadas de madeira enceradas e sem corrimãos, o que deixou muitos pais e responsáveis preocupados desde o início das aulas no imóvel, no último dia 9.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o pátio para recreação dos alunos teve que ser adaptado na lavanderia da casa, um porão com iluminação deficiente e pouca ventilação. Já os banheiros são equipados com boxes de vidro e acessórios com altura inacessível para crianças pequenas, representando muitos riscos aos alunos. Até a secretaria da escola foi prejudicada, pois teve que ser alojada num cômodo pequeno na entrada do imóvel, localizado num trecho de ladeira bastante íngreme e deserto. O local também tem pouco sol e é bastante úmido no inverno.

“Realmente, é uma casa linda, mas para uma residência, jamais pode funcionar ali uma escola, ainda mais com crianças pequenas”, ressaltou Ledir Porto, surpresa com a aquisição da casa pela administração anterior da Prefeitura. A compra do imóvel sem condições para o funcionamento de uma pré-escola poderá integrar até uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Vereadores de Nova Friburgo.

 

Prédio do pré-escolar do Ienf voltará

a ser ocupado pela escola estadual,

provavelmente ainda neste semestre

A cessão do prédio anexo ao Ienf à Secretaria Municipal de Educação, porém, não será definitiva. A diretora do Instituto de Educação, Sandra Pirazzo, informou que decidiu oferecer o espaço do seu antigo pré-escolar, extinto há dois anos pelo estado, em solidariedade às crianças da creche Leda Tavares. A maioria dos alunos, inclusive, foi herdada do antigo Jardim de Infância Municipalizado Eliza Teixeira de Uzeda, que funcionou ano passado no prédio do pré-escolar do Ienf, também por cessão temporária ao município.

“Soube da preocupação dos pais dos alunos com as condições da casa onde funciona a escola Leda e imediatamente ofereci o prédio à Secretaria Municipal de Educação, com o empréstimo também de todo o mobiliário”, observou a diretora do Ienf. Sandra Pirazzo destacou ainda que acordou com a Secretaria Municipal de Educação a cessão do prédio do seu antigo pré-escolar por um período determinado, até que a Prefeitura consiga alugar ou adquirir outro imóvel no Centro e com condições físicas para abrigar a creche Leda Tavares. Um outro imóvel no centro da cidade já está sendo procurado pelo município.

Provavelmente ainda neste semestre o Ienf voltará a ocupar as cinco salas de aula do prédio do pré-escolar com turmas do ensino fundamental que serão desalojadas do prédio principal do Ienf, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, devido às obras de construção da nova cozinha, refeitório e um auditório na escola, já aprovadas pelo estado. “Com isso, além das salas de aula, precisaremos utilizar a cozinha e o refeitório do antigo pré-escolar para a merenda de todos os alunos do Ienf”, complementou Sandra. Após o término das obras, o prédio do pré-escolar será utilizado para atividades complementares do curso de formação de professores do Ienf.

A transferência da creche Leda Tavares agradou às mães de alunos. “Deixo meu filho aqui e volto para casa todo dia com medo de algum acidente nas escadas daquela casa. Até os banheiros são perigosos e as professoras têm que acompanhar as crianças, pois os vasos e as pias são altos. Lá no Ienf tem mais espaço, as salas são grandes e não tem escadas. Vai ser muito bom voltar para lá”, disse ontem uma mãe de aluno da creche Leda Tavares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: IENF | Ocupação | Educação | Saudade Braga
Publicidade