Praticantes de voo livre têm nova pista de pouso em Friburgo

Nos acessos e nas nas rampas da Pedra da Catarina e do Pico do Caledônia, no entanto, ainda falta conservação
terça-feira, 19 de setembro de 2017
por Alerrandre Barros
A nova pista de pouso, atrás da Via Expressa (PMNF)
A nova pista de pouso, atrás da Via Expressa (PMNF)

A nova pista de pouso para praticantes de voo livre que saltam da rampa da Pedra da Catarina está pronta para uso desde a última sexta-feira, 15, quando a Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha terminou a limpeza e o nivelamento da área, abaixo do ginásio esportivo Adhemar Ferreira Combat, na Via Expressa.

Com dois mil metros quadrados, a nova pista é mais segura do que o campo do Friburguense Atlético Clube, que vem sendo usado por pilotos de parapente há alguns anos. O pouso antes acontecia atrás do supermercado Bramil, em Olaria, mas foi interrompido quando começou a ser construído o condomínio residencial Villa das Flores no terreno.

“A decolagem na Catarina não é tão restrita, mas o pouso é difícil e recomendado somente para pilotos com experiência. Para quem está começando nesta modalidade esportiva  é difícil descer no Friburguense. Há as arquibancadas e grades. A nova pista deve facilitar o pouso”, explicou o presidente do Clube Caledônia de Voo Livre, Rafael de Almeida Borges.    

No entanto, ele reclama do “péssimo” estado de conservação das rampas e das estradas de acesso à Catarina, no Parque São Clemente, e ao Pico do Caledônia, no Cascatinha, outra montanha usada para a prática esportiva na cidade. Nem mesmo carros 4 x 4 conseguem subir em alguns trechos devido à quantidade de buracos.

O secretário municipal de Obras, Marcelo Veloso Faria, disse à equipe de reportagem da VOZ DA SERRA nesta terça-feira, 19, que tem conhecimento dos problemas nos acessos às montanhas e informou que ainda nesta semana vai começar algumas obras nos locais. “É difícil subir com máquinas lá. Vamos tomar algumas medidas paliativas, como colocar alguns materiais, como bica corrida, nas estradas. Planejamos também asfaltar alguns trechos”, afirmou o secretário.

Nova Friburgo tem cerca de 60 pilotos de voo livre. Só o Clube Caledônia de Voo Livre tem 29 associados ativos que praticam a modalidade na cidade. Todos os pilotos que falaram com A VOZ DA SERRA afirmaram que o estímulo à atividade traz melhorias para o ecoturismo do município, que já possui excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica.

As rampas

As Pedras Catarinas são três formações rochosas próximas do Centro da cidade. A rampa natural fica na mais alta, a Catarina Mãe, como é popularmente conhecida. Tem 1.430 metros de altitude e a área de decolagem comporta cinco equipamentos simultâneos. É indicada para pilotos nível dois, ou seja, intermediário, com pelo menos um ano de prática como iniciante.

Já a rampa em metal do Pico do Caledônia é recomendada para praticantes de nível três, muito experientes, porque não tem margem para erro na decolagem. Exige muita técnica do piloto devido também às poucas opções de pouso. Com 2.310 metros de altitude, é uma das rampas mais altas do estado do Rio de Janeiro e com uma vista incrível de Nova Friburgo.  

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade