Praça Getúlio Vargas ganha reforço no policiamento

“Implantada há duas semanas, operação já apresenta resultados positivos”, diz o comandante do 11ºBPM, Eduardo Vaz Castelano
terça-feira, 09 de maio de 2017
por Dayane Emrich
Praça Getúlio Vargas (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Praça Getúlio Vargas (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Devido ao aumento recente dos índices de flagrantes do consumo e apreensão de drogas, furtos e casos de violência, na Praça Getúlio Vargas, um dos principais símbolos postais de Nova Friburgo, o 11ºBPM reforçou o policiamento naquele espaço e ruas adjacentes. A operação teve início há pouco mais de duas semanas e, segundo o novo comandante do batalhão, tenente-coronel Eduardo Vaz Castelano, já vem apresentando resultados positivos.

“Estou a frente do 11ºBPM desde o último dia 10 de abril e, logo assim que assumi, tomei conhecimento do aumento da violência na Praça Getúlio Vargas e seu entorno e da preocupação dos frequentadores e comerciantes. Há flagrantes recorrentes também na Rua Portugal, com menores de idade usando entorpecentes, consumindo bebida alcoólica, além da prática de tráfico de drogas. Por isso, decidimos iniciar esta operação e intensificar o policiamento no local”, disse o comandante.

Ainda de acordo com Castelano, atualmente, além de uma viatura com dois policiais militares — que realizam rondas nas alamedas da praça ao longo de todo o dia -- há dois agentes circulando em motocicletas, dois através do ciclopatrulhamento e duas duplas a pé, integrando o chamado policiamento Cosme e Damião. “São policiais experientes e que fazem abordagens aos jovens e a qualquer indivíduo suspeito. Montamos também dois pontos bases na imediações da praça. Nosso principal objetivo é proporcionar maior segurança à população”, afirma.

Tráfico de drogas

Mesmo com o aumento do policiamento, somente nas últimas semanas, conforme divulgado por A VOZ DA SERRA, foram registrados diversos casos de tráfico de drogas na Praça Getúlio Vargas. No último dia, 25, por exemplo, quatro homens foram presos acusados de vender entorpecentes no local. Com eles foram apreendidos 21 trouxinhas de maconha, além de dinheiro proveniente da venda de drogas. Eles foram levados para a 151ªDP e encaminhados para uma unidade prisional do Rio de Janeiro.

No último fim de semana, também na praça, um homem de 21 anos e uma adolescente de 13 anos foram detidos por posse e uso de entorpecentes. Com o rapaz foi encontrado um sacolé de maconha e com o jovem 18 sacolés de cocaína.

O consumo e a oferta de drogas, em plena luz do dia, vem  incomodando pedestres que costumam caminhar pelas alamedas da praça. O aposentado Jorge Mário de Oliveira, de 65 anos, mora no Centro e disse que a presença dos agentes, no entanto, tem amenizado a sensação de insegurança. “É comum passar aqui e vê-los gritando sem nenhum temor, oferecendo maconha e cocaína a qualquer um que passa. A circulação constante dos policiais, no entanto, apesar de não ter acabado com o problema, nos faz sentir mais seguros”, exclama.

Policiamento permanente

Com intuito de chamar atenção para o grande número de ocorrências policiais registradas na Praça Getúlio Vargas, o vereador Alcir Fonseca reuniu-se na manhã da última terça-feira, 2, com o tenente-coronel Castelano.  Durante o encontro, o parlamentar entregou um ofício elaborado por seu gabinete solicitando, além da já realizada ampliação da presença policial, a implantação de um posto de policiamento permanente na Praça Getúlio Vargas.

Também na semana passada, uma nova câmera foi instalada na Praça Getúlio Vargas. Parte do projeto Cidade Inteligente, programa de monitoramento 24 horas, o novo equipamento ajudará a reduzir os índices de criminalidade no local. “O Cidade Inteligente é mais uma ferramenta para ajudar na segurança pública do município e esta câmera, especificamente, irá contribuir muito com o nosso trabalho. Temos um agente atuando na central de controle e, quando necessário, ele nos aciona”, explicou Castelano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Segurança pública | praça getúlio vargas
Publicidade