Posto do Suspiro vacina adultos de até 26 anos contra HPV

Orientação do Ministério da Saúde visa a evitar o desperdício de doses com validade próxima de acabar
terça-feira, 22 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Posto do Suspiro vacina adultos de até 26 anos contra HPV

O Posto Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, está disponibilizando doses de vacina contra HPV para homens e mulheres entre 15 e 26 anos. A medida foi anunciada esta semana pela Secretaria municipal de Saúde, após orientação do Ministério da Saúde. A intenção do governo federal é evitar o desperdício de vacinas em estoque, que estão com data de validade próxima do vencimento.

Em Nova Friburgo, a imunização se concentra apenas no Posto do Suspiro e ocorre de segunda à sexta, das 8h às 17h. A vacinação ampliada acontece até que se encerre o estoque, que na cidade vence no dia 29 de agosto. Além de garantir o aproveitamento da vacina, a medida acaba por beneficiar uma faixa etária que, até então, não era contemplada pela campanha.

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo com as campanhas de divulgação na mídia sobre a importância da vacina contra o HPV e a disponibilização de vários materiais educativos, as coberturas vacinais continuam abaixo da meta preconizada de 80%. Com o fim dos estoques a vencer, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo (de 9 a 15 anos).

A vacina

Com base na orientação do Ministério da Saúde, o esquema vacinal para aqueles que tenham entre 15 a 26 anos, deve ser em três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. Segundo o governo, as pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. A rotina de uso desta vacina no público-alvo, que é para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: vacina
Publicidade